Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso Depen é retomado! Provas marcadas para fevereiro

Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 21h27m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

concurso Depen com 309 vagas foi retomado. Em publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 20, o Departamento Penitenciário Nacional anuncia o novo cronograma da seleção para agente penitenciário e especialista, paralisada em 2020 em virtude da Covid-19.

De acordo com a publicação, as aguardadas provas objetivas e discursivas estão previstas para 28 de fevereiro. O resultado final da seleção está programado para 22 de março. Veja as datas.

O Depen acaba seguindo o que Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal fizeram neste início de ano: confirma a aplicação de suas provas, em âmbito nacional, para  o primeiro trimestre.

A aplicação acontecerá em todas as capitais, além do Distrito Federal. O Cebraspe, organizador dos três concursos, será o responsável por adotar as condições sanitárias necessárias. 

 prova objetiva do concurso terá caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será composta por 120 questões no estilo certo ou errado, já característico do Cebraspe.

A avaliação para o cargo de agente de execução penal será composta por 30 questões de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Específicos e 40 de Conhecimentos Complementares. Essas distribuídas pelos itens de:

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática;
  • Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social e Legislação Especial;
  • Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

O concurso também terá vagas para especialistas. Neste caso, a prova contará com 40 itens de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Específicos e 30 de Conhecimentos Complementares. Neste caso, serão abordados conteúdos de:

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social;
  • Conhecimentos Específicos: variáveis em cada especialidade;
  • Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

A prova discursiva, que consistirá na elaboração de uma redação, será aplicada a todos os concorrentes. O texto deverá ter até 30 linhas e abordará um conteúdo sobre Atualidades.

Os aprovados ainda passarão por uma segunda etapa, que consistirá em curso de formação. Este será ministrado pelo próprio Depen.

Resumo do concurso Depen

  • Órgão: Departamento Penitenciário Nacional
  • Vagas: 309
  • Cargos: agente federal de execução penal e especialista federal em assistência à execução penal
  • Requisitos: níveis médio e superior
  • Remuneração: de R$5.865,70 a R$6.030,23 
  • Banca: Cebraspe
  • Provas objetiva e discursiva: 28/02/2021

Fonte: Folha Dirigida. 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Prefeitura de Garanhuns-PE: editais serão publicados nesta quarta (31)

Saiu na Edição Extra do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, desta quarta-feira (31), o aviso de publicação do edital do Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns, agreste pernambucano. O...

Relacionada
Super Guia SEMOB João Pessoa-PB: confira todos os detalhes do concurso

  O Concurso SEMOB João Pessoa PB está com edital publicado e com as inscrições encerradas. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana oferta 100 vagas para o cargo de Agente de Mobilidad...

Relacionada
Trio suspeito de fraudar concurso para a Guarda Pacajus é preso

Três homens foram presos, nesse domingo (28), suspeitos de fraudar provas do concurso público para a Guarda Municipal de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. A informação foi divulgada pela ...