Concurso PMPE 2026/2027: veja as regras, a grade de pontuação e os critérios de correção da prova discursiva

Por Professor Isaquel Silva
Com peso decisivo na classificação, a etapa exige texto dissertativo entre 15 e 20 linhas e prevê nota zero automática em situações de fuga ao tema, identificação ou problemas formais.
Aplicada em conjunto com a prova objetiva no dia 21 de fevereiro de 2027, a Prova Discursiva de Redação do concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) constitui uma das etapas mais determinantes do certame organizado pelo Instituto AOCP. De caráter eliminatório e classificatório, a avaliação será exigida para todos os cargos em disputa — Soldado (QPMG) e Segundo-Tenente dos quadros de combatentes (QOPM), médicos (QOM) e odontólogos (QOD).
A proposta de redação será desenvolvida a partir de um tema temático baseado em um ou mais textos ou fragmentos de apoio. O edital estabelece que o concorrente deve adotar a tipologia textual Dissertação, estruturando valores, opiniões, crenças, hipóteses e ideias em conformidade com os aspectos axiológicos e cognitivos exigidos pelo modelo argumentativo.
Pontuação, pesos e requisitos mínimos
A escala de pontuação da redação varia conforme o nível de escolaridade e o cargo pretendido:
- Soldado (Quadro de Praças - QPMG): a redação tem pontuação máxima de 40 pontos. Para não ser eliminado, o candidato precisa alcançar a nota mínima de 12 pontos (30% do total da etapa).
- Segundo-Tenente (Quadro de Oficiais - QOPM, QOM e QOD): a pontuação máxima é de 30 pontos. A exigência para aprovação é atingir, no mínimo, 9 pontos.
A extensão textual possui limite restrito: a folha definitiva deve conter, no mínimo, 15 e, no máximo, 20 linhas. Qualquer fragmento redigido fora do espaço apropriado ou que ultrapassar o limite máximo de 20 linhas será sumariamente desconsiderado para efeito de avaliação. A desobediência aos limites de extensão também acarretará penalidade com perda de pontos na nota final.
Critérios de correção e distribuição de notas
A banca examinadora corrigirá as produções com base em quatro eixos analíticos fundamentais, estipulados na Tabela 12.2 do edital oficial de abertura:
| Aspecto Avaliado | Pontuação Máxima (Soldado) | Pontuação Máxima (Oficiais) |
|---|---|---|
|
1. Atendimento e desenvolvimento do tema / Informatividade e argumentação |
10 pontos
|
8 pontos
|
| 2. Coesão e Coerência: Coesão intra e entre parágrafos (referencial e sequencial, diversificada e recorrente) / Coerência (progressão, articulação, não-contradição)
|
10 pontos
|
8 pontos
|
| 3. Atendimento à estrutura textual proposta: organização do texto dissertativo-argumentativo e dos parágrafos
|
10 pontos
|
7 pontos
|
| 4. Modalidade gramatical: pontuação, grafia (inclusive legibilidade), concordância, regência e colocação pronominal
|
10 pontos
|
7 pontos
|
| TOTAL MÁXIMO |
40 pontos
|
30 pontos
|
Hipóteses de nota zero e eliminação direta
O candidato terá a Prova de Redação avaliada com nota 0 (zero) e será automaticamente desclassificado do concurso se cometer qualquer uma das seguintes infrações:
- Não desenvolver o tema proposto (fuga total ao tema);
- Não desenvolver o tema na tipologia textual exigida (abandono do modelo dissertativo);
- Apresentar acentuada desestruturação na organização textual ou atentar contra o pudor;
- Redigir o texto a lápis, ou com tinta de cor diferente de azul ou preta;
- Não apresentar a redação na Folha da Versão Definitiva, entregá-la em branco, ou desenvolvê-la com letra ilegível, espaçamento excessivo entre letras, palavras, parágrafos e margens;
- Apresentar qualquer forma de identificação (nome parcial, nome completo, outro nome qualquer, números, letras, sinais, desenhos ou códigos).
O documento reforça ainda que as folhas de rascunho contidas no caderno de provas são de preenchimento facultativo e não têm valor avaliativo. Não haverá correção nem leitura de folhas definitivas preenchidas inadequadamente, não assinadas, assinadas fora do campo devido, amassadas ou danificadas.
Quem terá a redação corrigida?
A correção da redação não abrangerá todos os inscritos. Além de não ter sido eliminado na prova objetiva e ter obtido os índices mínimos de aprovação, o candidato precisa estar classificado dentro dos limites de corte fixados pela Tabela 12.1 (com empates preservados na última posição):
- Soldado da Polícia Militar (QPMG): serão corrigidas até a 4.866ª posição na Ampla Concorrência; 1.878ª entre Pretos e Pardos; 378ª para Pessoas com Deficiência (PcD); 228ª entre Indígenas; e 150ª entre Quilombolas.
- 2º Tenente Combatente (QOPM): até a 156ª posição (Ampla Concorrência); 60ª (Pretos e Pardos); 12ª (PcD); 6ª (Indígenas); e 6ª (Quilombolas).
- 2º Tenente Médico - Clínica Geral: até a 60ª posição (Ampla Concorrência); 24ª (Pretos e Pardos); 6ª (PcD); 6ª (Indígenas); e 6ª (Quilombolas).
- 2º Tenente Médico - Cirurgia Geral: até a 18ª posição (Ampla Concorrência); 6ª (Pretos e Pardos); 6ª (PcD); 6ª (Indígenas); e 6ª (Quilombolas).
- 2º Tenente Dentista: até a 36ª posição (Ampla Concorrência); 18ª (Pretos e Pardos); 6ª (PcD); 6ª (Indígenas); e 6ª (Quilombolas).
Os concorrentes que não alcançarem colocação dentro desses tetos classificatórios serão automaticamente eliminados do concurso público, sem possibilidade de remanejamento de vagas de correção entre modalidades de cota.
Para garantir a lisura e a impessoalidade do processo, as folhas definitivas serão digitalizadas e as identidades dos candidatos serão completamente ocultadas antes do envio aos corretores em plataforma eletrônica. Contra as notas preliminares da redação caberá interposição de recurso administrativo fundamentado no portal do Instituto AOCP.
VENHA FICAR BEM PREPARADO OS CONCURSOS EM PERNAMBUCO!


