Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Governo de Pernambuco Institui Comissão Coordenadora e Inicia Preparativos do Novo Concurso da PCPE

Publicado em 26 de agosto de 2026 às 15h15m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O processo para a realização do novo concurso da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) avançou significativamente nesta quarta-feira (26). Por meio da Portaria Conjunta SAD/SDS nº 120, veiculada no Diário Oficial do Estado, o Governo de Pernambuco instituiu formalmente a Comissão Coordenadora responsável pelo planejamento, acompanhamento e execução dos atos administrativos do certame.

A medida consolida a fase de instrução preparatória que antecede a escolha e contratação da instituição organizadora (banca examinadora). O cronograma oficial anunciado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) estabelece a publicação do edital até o final de 2026, com aplicação das provas no primeiro trimestre de 2027.

Composição Oficial da Comissão

A comissão responsável pela condução do certame reúne integrantes dos quadros técnicos da Secretaria de Administração (SAD), da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da cúpula da Polícia Civil:

  • Pela SAD: Marcos Vinícius de Abreu e Rayana Kelly Ferreira Bezerra.

  • Pela SDS: Maria das Graças Cavalcanti Soares de Melo e Ana Catarina da Silva Lima.

  • Pela PCPE: Felipe Pinheiro da Silva, Victor Hugo de Lucena Leite e Vanessa Silva Santos de Queiroz.

O comitê atuará diretamente na análise dos termos de referência, na fiscalização do processo licitatório para a escolha da banca e na validação das etapas técnicas e operacionais da seleção.

Oferta de 1.315 Vagas para Três Carreiras Policiais

O certame tem como foco primordial a recomposição dos quadros de investigação, cartório e comando das delegacias em todo o território pernambucano. Ao todo, estão confirmadas 1.315 vagas de nível superior, divididas da seguinte forma:

  • Agente de Polícia: 1.200 vagas;

  • Escrivão de Polícia: 70 vagas;

  • Delegado de Polícia: 45 vagas.

A seleção manterá as fases tradicionais da carreira policial civil: prova objetiva de conhecimentos, prova discursiva (redação ou peça prática, a depender do cargo), exames médicos, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, investigação social e o Curso de Formação Profissional (CFP) promovido pela Academia de Polícia Civil de Pernambuco (Acadepol).

Exigências Legais e Direcionamento de Estudos

Além da preparação nas disciplinas clássicas de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal), Língua Portuguesa e Informática, os candidatos deverão adequar o planejamento de estudos às diretrizes da Lei Estadual nº 18.926/2025. A norma torna compulsória a exigência das seguintes legislações federais nas provas específicas da área de segurança:

  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — Lei Federal nº 8.069/1990;

  • Lei Maria da Penha — Lei Federal nº 11.340/2006;

  • Estatuto da Juventude — Lei Federal nº 12.852/2013.

A instauração da comissão no Diário Oficial sinaliza que os trâmites contratuais estão em fase conclusiva, recomendando-se aos candidatos a estruturação imediata de ciclos teóricos, revisões sistemáticas e resolução contínua de questões focadas no perfil das bancas que atuam no estado.