Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Concurso PM PI com mais de mil vagas é autorizado

Publicado em 30 de dezembro de 2025 às 14h42m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O concurso PM PI 2026 está autorizado! O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 30, pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles.

A publicação do decreto, que autoriza a realização do novo concurso público da Polícia Militar do Piauí, será publicado ainda nesta terça, 30, segundo o governador.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, estão previstas mais de mil vagas, sendo 500 para nomeação imediata, com o objetivo de fortalecer o efetivo da corporação em todo o estado.

Ainda não há detalhes sobre a distribuição das oportunidades para soldado e oficial da Polícia Militar do Piauí.

“Estou publicando hoje (30/12) o decreto que autoriza o concurso público da Polícia Militar do Estado do Piauí. Serão mais de mil vagas, 500 para nomeação imediata, para fortalecer os quadros da nossa polícia”, afirmou Rafael Fonteles, ressaltando que os interessados devem se preparar para a seleção, que representa uma oportunidade de ingresso no serviço público estadual e na carreira militar.

Segundo o governo, os investimentos em Segurança Pública no Piauí vão além da ampliação do efetivo.

De acordo com o governador, o orçamento destinado à área em 2026 será praticamente o dobro do aprovado em 2022, com foco em mais ações que gerem resultados concretos para a população.

"Só investir não é suficiente. É preciso aplicar os recursos naquilo que funciona. E o que funciona é integração e inteligência. Temos operações bem-sucedidas que resultaram na prisão de criminosos e na redução dos crimes. Quando o risco aumenta para quem comete o crime, os índices caem. E é isso que os números mostram", argumentou Rafael Fonteles.

O concurso se insere em um processo contínuo de fortalecimento das forças de segurança no estado.

Nos últimos anos, mais de 4 mil promoções na Polícia Militar do Piauí foram concedidas e mais de 2 mil novos policiais militares foram nomeados.

Em 2025, o governo nomeou mais de 600 policiais militares para reforçar o efetivo em todas as regiões.

Segundo o governo, a meta é nomear, até o final de 2026, 4 mil novos agentes de Segurança Pública, incluindo policiais militares, civis, penais e bombeiros.

Relembre como foram os últimos concursos PM PI

Os últimos concursos para a Polícia Militar do Piauí foram abertos em 2021, com 1.040 vagas, sendo mil para soldados e 40 para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Os requisitos para o cargo de soldado foram o ensino médio completo e a idade entre 18 e 35 anos. Já para os oficiais, foi necessário ter diploma de graduação em Direito e idade entre 21 e 35 anos.

Além disso, a altura mínima exigida foi de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, válida para ambos os cargos.

Na época, a remuneração inicial variava conforme o cargo. Para soldado, o valor era de R$3.470,66, enquanto os oficiais tinham salário de R$6.170,09.

O concurso foi conduzido pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Uespi (Nucepe). Veja o que foi cobrado nas provas por cargo:

 

Soldado

  • Língua Portuguesa: 14 questões
  • Matemática: 14 questões
  • Conhecimentos Gerais: 6 questões
  • Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí: 6 questões
  • Legislação da Polícia Militar do Estado do Piauí: 7 questões
  • Noções de Direito (Constituição Federal, Constituição do Estado do Piauí, Código Penal Brasileiro e Legislação Especial): 13 questões

Oficial

  • Língua Portuguesa: 6 questões
  • Legislação da Polícia Militar do Estado do Piauí: 4 questões
  • Legislação Especial Aplicada à Segurança Pública: 4 questões
  • Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí: 6 questões
  • Direito Constitucional: 5 questões
  • Direito Administrativo: 5 questões
  • Direito Penal: 5 questões
  • Direito Militar: 7 questões
  • Direito Processual Penal Militar: 7 questões
  • Segurança Pública: 6 questões.

Fonte: Folha Dirigida.