Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Concursos PI: governo autoriza editais para diversos órgãos

Publicado em 28 de dezembro de 2025 às 12h21m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O governo do Piauí autorizou novos editais de concursos PI para diversas áreas. O decreto com a liberação dos provimentos foi publicado no Diário Oficial estadual.

De acordo com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, a autorizção é para 200 oportunidades, sendo 100 imediatas e as demais para a formação do cadastro de reserva.

No decreto pelos editais de concursos PI, a responsabilidade pelos principais trâmites administrativos ficará com a Secretaria da Administração do Estado do Piauí (Sead).

Mais profissionais qualificados para fortalecer os serviços públicos e melhorar o atendimento à população, afirmou o governador.

Vale destacar que, nas mídias sociais, Fonteles informou que a seleção será unificada. Ou seja, haverá um mesmo edital, com todas as vagas autorizadas e os órgãos participantes do concurso público, semelhante ao que foi feito pelo Governo Federal (via CNU 2025) e ao que é realizado pelo Governo de Pernambuco.

Concursos PI - vagas autorizadas

Conforme indicado na portaria que autorizou provimentos para diversos setores, o concurso PI terá vagas para nove órgãos diferentes. Veja:

  • I – Agência de Defesa Agropecuária do Piauí – ADAPI;
  • II – Secretaria da Assistência Social, Direitos Humanos e Combate à Fome– SASC;
  • III – Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária – SADA;
  • IV – Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN;
  • V – Secretaria do Turismo – SETUR;
  • VI – Secretaria da Agricultura Familiar – SAF;
  • VII – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado – AGRESPI;
  • VIII – Fundação Antares / TV Antares – FUNART;
  • IX - Secretaria de Planejamento - SEPLAN.

Apesar da autorização das 200 vagas, a distribuição das oportunidades não foi informada.

No anúncio da seleção, o governador destacou algumas das áreas que serão ofertadas no concurso PI.

“Na Adapi, para os cargos de engenheiro agrônomo e médico veterinário. Na Agrespi, analista de regulação nas áreas de administração, direito e contabilidade. No Detrananalista de trânsito, de nível superior, também nas áreas de administração, direito e contabilidade. Na Sadaagente de desenvolvimento rural e engenheiro agrônomo. Na Safagente de agricultura familiar, engenheiro, geólogo e arquiteto. Na Sascagente socioeducativo, assistente social e psicólogo. Na TV Antares, vagas para o cargo de jornalista. E também na Seplan, com a vaga de especialista em economia regional, além da Setur, com a vaga de especialista em turismo e economia criativa”, afirmou o governador.

Com o anúncio dos novos concursos no PI, a expectativa agora recai sobre a formação da comissão, a definição da banca e a divulgação do edital da seleção, com todas as informações relacionadas ao período de inscrição e à aplicação das etapas.

Fonte: Folha Dirigida.