Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Bruno Reis anuncia novo concurso para a Guarda Municipal de Salvador

Publicado em 06 de novembro de 2025 às 14h46m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador aumentará com o novo concurso que será lançado no ano que vem. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis, durante evento realizado nesta quinta-feira (6). Segundo o gestor municipal, a contratação de novos guardas vai contribuir para a segurança da capital baiana. 

Em coletiva de imprensa, Bruno Reis explicou que os últimos detalhes do concurso estão sendo determinados para o lançamento oficial do edital. A previsão é que no início de 2026 o número de vagas seja oficializado. 

"O concurso será lançado no ano que vem. Ainda estamos fechando o quantitativo e efetivo necessário com base nas ações que temos em curso", disse o prefeito. "Já convocamos todo o cadastro reserva e faremos um novo concurso. Tenho certeza que os guardas municipais que hoje funcionam, na prática, como força de segurança, terão o efetivo aumentado para dar mais segurança às famílias", completou Bruno Reis. 

O novo concurso foi uma das medidas anunciadas pelo prefeito durante o lançamento do Plano de Segurança Pública, realizado no Wish Hotel da Bahia. O projeto prevê 241 ações e investimentos de R$ 14,3 bilhões até 2035. O documento define princípios, diretrizes e objetivos da segurança municipal, integrando órgãos em ações conjuntas e preventivas, além de estabelecer articulação com o governo estadual e a União.

"Hoje é um dia histórico para a nossa cidade. Sempre se entendeu que segurança era um tema do Estado, mas os municípios têm cada vez mais responsabilidade nesse enfrentamento. Aqui em Salvador, avançamos com rondas escolares, rondas nos pontos de ônibus, reforço da iluminação pública, câmeras de monitoramento e uma Guarda Municipal armada. Agora, damos um passo maior, com um plano que organiza e integra todas essas ações”, ressaltou. 

As medidas foram elaboradas pela GPública Consultoria e começaram a ser desenvolvidas em abril de 2024. Com metas e ações para a próxima década, o Plano será enviado breve à Câmara Municipal de Salvador (CMS), onde será avaliado pelos vereadores a fim de tornar-se lei, garantindo assim a continuidade das ações nas próximas gestões.

Fonte: Correio 24 horas