Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Concurso do DETRAN-AL deve ser anunciado em outubro, afirma SINSDAL

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 08h55m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O Sindicato dos Servidores do DETRAN de Alagoas (SINSDAL) informou nesta segunda-feira, 23, que a comissão organizadora do concurso público do DETRAN-AL concluiu seus trabalhos. O documento final foi encaminhado pelo diretor-presidente do órgão à Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG).

A expectativa é que, em outubro, o governador Paulo Dantas anuncie oficialmente um pacote de concursos públicos que o Estado realizará em 2026. Entre eles, o SINSDAL aguarda a confirmação do concurso do DETRAN-AL, esperado há 25 anos.

O presidente do sindicato, Roberto Martins, afirmou que a realização do certame é prioridade e que o sindicato manterá vigilância e mobilização em defesa do concurso. Segundo ele, o certame é relevante para o serviço público e para a oferta de serviços à população.

O processo está atualmente em análise na SEPLAG e, posteriormente, deve passar pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e, por fim, chegar ao Gabinete Civil ainda no final deste mês.

O Detran de Alagoas não realiza concursos públicos há 22 anos.

Diante da carência de servidores efetivos, o Ministério Público do Estado, por meio da 17ª Promotoria de Justiça da Fazenda Estadual, chegou a recomendar a realização de concurso público, no início do ano de 2023.

A meta era reduzir a contratação de funcionários terceirizados ou admitidos irregularmente.

A recomendação foi protocolada pelo promotor Coaracy Fonseca. De acordo com ele, de um quadro fixado por lei com 400 cargos, haviam mais de 140 vagas abertas em diversas áreas.

Nesse quantitativo não foram citados, por exemplo, os servidores que estavam em transição para a aposentadoria. O que elevou ainda mais o número de vacâncias nos últimos anos.