Concursos PC e PM BA: novo edital está em preparação

Por Professor Isaquel Silva

A realização de um novo concurso PC BA (Polícia Civil da Bahia) está em preparação e o edital pode sair até o início de 2026!
A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, durante a celebração do Dia da Independência da Bahia, neste 2 de julho de 2025. Na ocasião, foi informado que a preparação do certame está em andamento.
Ele também conta que o edital deve ser publicado no decorrer deste ano ou no início do ano que vem. Vale lembrar que o delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, André Viana, afirmou que o novo concurso PC BA será publicado em 2025, com a oferta de mais de 1.000 vagas.
Na época, o delegado contou que serão ofertadas mais de 1.000 vagas, sendo 400 para Delegado e o restante para Investigador. Importante destacar que o próprio secretário informou, em março, que os trâmites estavam sendo iniciados.
Último concurso PC BA
O último edital do concurso PC BA foi publicado em 2022. Organizado pelo IBFC, o certame ofertou 1.000 vagas imediatas, além de 2.000 oportunidades em cadastro reserva para os cargos de Delegado, Escrivão e Investigador.
Confira, abaixo, a distribuição das vagas:
Em relação à remuneração, os salários iniciais oferecidos chegaram a até R$ 13.032,44 para Delegado e R$ 4.873,18 para Escrivão e Investigador.
Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
- 1ª Etapa: Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª Etapa: Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- 3ª Etapa: Prova de Títulos, de caráter classificatório.
As provas objetivas foram compostas por 100 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
Já a prova discursiva foi constituída conforme o quadro a seguir:

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concursos PC e PM BA: novo edital está em preparação
10 de Janeiro de 2024Abreu e Lima PE abre seleção para diversos cargos de saúde
10 de Janeiro de 2024Concurso PC PI: Alepi aprova projeto e edital pode destravar