Concurso PM CE: STF suspende certame para soldados e oficiais

Por Professor Isaquel Silva

Está suspenso o concurso PM CE (Polícia Militar do Ceará). A decisão foi proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 7 de dezembro, e abrange tanto o cargo de Soldado quanto o cargo de Oficial.
Trata-se da ação direta de inconstitucionalidade nº 7491, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que questiona a limitação de vagas destinadas às mulheres em concursos policiais do país.
A suspensão abrange, inclusive, a divulgação de resultados, homologações e convocações de candidatos aprovados, até o efetivo julgamento de mérito da ADI.
Atualmente, o concurso PM CE para Soldado está na fase de divulgação dos resultados do Teste de Aptidão Física. Já o edital para Oficial, divulgou recentemente os aprovados na etapa de Investigação Social.
Vale lembrar que, recentemente, diversas ADIs foram propostas em todo o país contra leis que limitam o número de vagas para mulheres, solicitando a urgente suspensão das normas.
Confira:
Panorama do concurso PM CE
Organizado pela banca Idecan, o concurso PM CE teve seus editais publicados em 2022.
Para Soldado, foram ofertadas 1.000 vagas imediatas e 500 em cadastro reserva. Já para Oficial, foram 113 vagas imediatas e 187 oportunidades em cadastro reserva.
Veja como foi realizada a distribuição das vagas entre os gêneros masculino e feminino:
Soldado
Oficial
Confira como foi a estrutura das provas:
Soldado
Oficial

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso GCM Arapiraca AL: edital tem 48 vagas; Inscrições seguem abertas
10 de Janeiro de 2024Detran-RN terá novo concurso com 80 vagas, confirma secretário
10 de Janeiro de 2024Guarda Municipal de Aracaju-SE: prefeita confirma concurso