Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Em entrevista, Raquel Lyra confirma concurso, mas não define data de divulgação

Publicado em 04 de setembro de 2023 às 22h35m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

No Bom Dia PE desta segunda (4), governadora de Pernambuco também falou sobre novas concessões da Compesa e possiblidade de o estado assumir o Metrô do Recife.

Ao ser entrevistada ao vivo no estúdio do Bom Dia Pernambuco, ela também falou sobre investimentos do governo federal em obras contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os problemas no transporte público da Região Metropolitana do Recife, como ônibus e metrô.

  • O governo vai acatar uma das sugestões mais frequentes da campanha, a criação da Secretaria do Sistema Penitenciário, que teve mais de 6 mil menções no "Ouvir para mudar".
  • Neste ano, 350 policiais penais foram nomeados;
  • A previsão é que o novo concurso, ainda sem data divulgada pelo governo, garanta a contratação de 3,4 mil policiais militares, civis e bombeiros;
  • Para lidar com a quantidade de delegacias sem delegados titulares no estado, governo investiu em delegacias virtuais, onde há um delegado de plantão e não precisa do deslocamento policial até o local do crime. Até o momento, quatro cidades estão com o serviço ativo: Igarassu e Ipojuca, no Grande Recife, Toritama, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão.

“A gente perdeu muitos policiais ao longo do tempo. Como não havia concursos permanentes, a gente perdeu força do trabalho. Enquanto não complementamos, conseguimos criar o programa Pernambuco Seguro, colocando 30% do efetivo a mais nas ruas, e é assim que a gente vai agir enquanto não contratamos novos profissionais", declarou Raquel Lyra.

SITUAÇÃO DO CONCURSO

Está oficialmente formada a comissão de membros que acompanhará as atividades do próximo concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco). 

Segundo o documento, serão ofertadas 2.700 vagas para os cargos de Soldado (2.400) e Oficial (300).

Vale lembrar que anteriormente a governadora Raquel Lyra afirmou que o edital do próximo concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco) era previsto ainda em 2023.

O anúncio foi realizado durante entrega de novas viaturas e coletes à prova de balas para a corporação militar do estado, no Palácio do Campos das Princesas, que ocorreu em julho.

“A gente está fazendo todo o levantamento necessário para novas nomeações e editais de concurso público. E com o lançamento do programa Juntos Pela Segurança, que acontecerá durante este mês de julho, a gente inicia esse movimento. O edital sai a partir do início do programa e deve sair neste ano ainda”, declarou Lyra.

A previsão dada no final de julho é que o edital fosse lançado em até 90 dias, a depender da contratação da banca organizadora. Na ocasião, a governadora afirmou: “Autorizando a abertura do concurso, nos próximos 30, 60, 90 dias, a partir da contratação da empresa, da elaboração do edital, a gente pode seguir adiante.”

Requisitos

  • Possuir escolaridade mínima de ensino médio completo (Soldado) ou ensino superior em Direito (Oficial);
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 30 anos na data de inscrição no concurso (35 anos para Oficial da Saúde);
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo, na Categoria B;
  • Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

 

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Mais de 1200 vagas de emprego estão disponíveis em dez municípios da Paraíba

A Paraíba conta com seis editais de concursos com inscrições abertas. Conforme acompanhou o ClickPB, são 1.659 vagas para diferentes áreas. Os editais abertos oferecem salários entre R$ 1.320 até R$ 1...

Relacionada
Simulado Gratuito SEMOB Olinda-PE: baixe prova e acompanhe correção

As inscrições para o concurso público da SEMOB Olinda (Secretaria de Mobilidade Urbana do Município de Olinda) seguem abertas até esta segunda (15).  Os candidatos poderão se inscrever através do s...

Relacionada
Governador confirma a retomada do concurso PM CE; veja!

Durante live realizada nesta quarta, 20, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu aval pela retomada do concurso PM CE. De acordo com o chefe do poder Executiv...