Inscrições do concurso da PMPB e do Corpo de Bombeiros terminam nesta quarta, 30

Publicado em 30 de agosto de 2023 às 18h12m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Terminam nesta quarta-feira (30) as inscrições para o concurso do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba com 1.100 vagas. Os interessados podem se inscrever no site da organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

No total, são oferecidas 1.100 vagas para soldado, sendo 900 para a PMPB (810 para o sexo masculino e 90 para o sexo feminino), e 200 para os bombeiros (180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino).

O concurso exige ensino médio completo e tem remuneração inicial de R$ 4.206,87, além de adicionais de plantão extra e gratificações específicas de funções.

O edital

A taxa de inscrição é de R$ 120. O período para solicitar a isenção terminou no dia 3 de agosto e era válido para doadores de sangue, de plasma sanguíneo, de medula, de leite materno e aqueles que estejam inscritos no CadÚnico.

Os candidatos aprovados no concurso vão poder escolher a regional que pretende prestar serviço. São quatro regionais na Paraíba, que tem sedes em João PessoaCampina Grande, Patos e Guarabira.

Os candidatos do sexo masculino precisam ter altura mínima de 1,60 m e as candidatas do sexo feminino precisam ter 1,55 m. Em ambos os casos, as pessoas candidatas precisam completar no mínimo 18 anos e no máximo 32 anos no ano da matrícula no curso de formação; não ter antecedentes criminais ou policiais e outros requisitos previstos no edital.

Provas

A seleção vai ser feita em quatro fases:

  • Exame intelectual, com provas objetiva e discursiva
  • Exame psicológico
  • Exame de saúde
  • Exame de aptidão física

As provas estão previstas para acontecer no dia 29 de outubro, com 80 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Os assuntos cobrados são: língua portuguesa; raciocínio lógico; geografia e história da Paraíba; língua estrangeira (inglês ou espanhol); noções de informática; e noções de direito e sociologia.

Concurso PMPB e dos Bombeiros

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Guia de Conteúdos Câmara de Moreno-PE; Baixe PDFs

A Câmara Municipal de Moreno continua com as inscrições abertas para um novo concurso público que irá preencher 18 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de ensino fundamental, médio e superior....

Relacionada
Revisão Final Concurso Triunfo-PE

É reta final para as provas do Concurso da Prefeitura de Triunfo, sertão pernambucano. A Prova Objetiva será aplicada em caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos. A data previs...

Relacionada
Banca Adm&Tec vai organizar o Concurso de Palmeira dos Índios-AL

A Prefeitura de Palmeira dos Índios divulgou a banca examinadora que ficará responsável pela realização do Concurso Público do município, que acontecerá ainda este ano. A ADM&TEC, que também preparou ...