Concurso PC CE: governador anunciará edital em setembro

Publicado em 24 de agosto de 2023 às 08h47m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, voltou a confirmar que anunciará um novo concurso PC CE em setembro deste ano. A afirmação foi feita durante sua live semanal, realizada nesta quarta-feira, 23.

Segundo o governador, o concurso será anunciado em setembro, assim como o novo Centro de Inteligência e o chamamento de mais policiais militares.

"Com o novo Centro de Inteligência, que será inaugurado em setembro, esperamos ter um trabalho ainda mais integrado e eficiente. Na mesma ocasião, iremos anunciar o chamamento de mais policiais militares e um concurso para a Polícia Civil. Estamos empenhados em diminuir os índices de violência e trabalhar cada vez mais em soluções para a área", disse.

Esta não é a primeira vez que o governador afirma que anunciará a seleção. No último dia 8, o governador antecipou a previsão de novos concursos públicos para as Forças de Segurança do Estado.

De acordo com Elmano, o primeiro concurso será para ingresso na Polícia Civil (PC CE), como prometido desde o início do ano. Há expectativa também de editais para a Perícia Forense e o Corpo de Bombeiros.

Ainda não há informações sobre o número de vagas e quais cargos serão contemplados nos próximos concursos.

No caso da Polícia Civil, os preparativos estão mais avançados. Desde que assumiu o Governo do Ceará, Elmano de Freitas afirma que o primeiro concurso da sua gestão na área de Segurança será para cargos da PC CE.

Em janeiro, ele disse que o próximo passo seria se reunir com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para definir prazos e processos.

"É o primeiro concurso que irei realizar. Vamos sentar com a equipe da Seplag para definir prazos", destacou Elmano.

A necessidade de um novo concurso PC PE já foi indicada pelo Ministério Público do Estado do Ceará. O órgão ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) e solicitou a publicação de um edital para ingresso de mais policiais.

Segundo o MP CE, isso deve ser feito a curto prazo e para provimento de vagas em três cargos: delegado, escrivão e inspetor.

Com a ação, o Ministério Público visa solucionar problemas de estrutura física, de recursos humanos e na prestação de serviço nas delegacias o estado.

 

O edital do último concurso da Polícia Civil do Ceará foi divulgado em maio de 2021 e trouxe uma oferta de 1.500 vagas. Desse total, 500 foram para contratação imediata e mil para formação de um cadastro de reserva para os cargos de investigador e escrivão.

Ambas as carreiras exigem o curso de nível superior completo em qualquer área. Também é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa e vigente, para a condução de veículo automotor, na categoria "B", no mínimo.

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
História de Pernambuco; Confira Rota das 11; Revisão sobre Quilombos

As inscrições do Concurso PM PE chegaram ao fim! Resta, agora, aguardar o número de inscritos no certame.  O edital da Polícia Militar de Pernambuco oferta 2.700 vagas de nível médio e superior par...

Relacionada
Concurso PMPE: banca divulga habilitados para correção da redação

Nesta terça-feira (5), o Instituto AOACP divulgou o listão dos candidatos que terão a redação corrigida do concurso da Polícia Militar de Pernambuco. O documento está com a seguinte convocação: ...

Relacionada
Concurso Jaboatão-PE: Prefeito anuncia 1.582 vagas

Foi aunciado, nesta terça-feira (26), um concurso com 1582 vagas para diversos cargos públicos em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.  O maior número de vagas será na área d...