Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concursos PM e Bombeiros PE formam comissões para 3.360 vagas

Publicado em 09 de agosto de 2023 às 12h13m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Após autorização do Governo de Pernambuco, para abertura de 3.360 vagas, foram formadas as comissões organizadoras dos concursos PM PE e Bombeiros PE. 

Os grupos foram instituídos em publicação no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 9.

Os membros das comissões ficarão responsáveis por seguir com os preparativos para divulgação dos editais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Eles deverão elaborar os projetos básicos dos concursos, auxiliar na escolha e contratação da banca organizadora, além da finalização dos editais em si.  

Ao autorizar os novos concursos, no dia 31 de julho, a governadora Raquel Lyra adiantou que algumas etapas serão cumpridas até a divulgação do edital.

Uma banca organizadora, por exemplo, deverá ser contratada. Ela ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção.

Ainda não há informações se será uma única banca para todos os concursos ou se cada corporação fará sua própria licitação.

Raquel Lyra espera que todas essas etapas preliminares do concurso sejam concluídas com maior celeridade para que os editais sejam divulgados ainda em 2023.

"Autorizando a abertura do concurso, nos próximos 30, 60, 90 dias, a partir da contratação da empresa, da elaboração do edital, a gente pode seguir adiante", disse a governadora.

O atual comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tibério César dos Santos, também informou que um novo concurso PM PE deve ter edital até o final do ano.

Concursos PM e Bombeiros PE serão para soldados e oficiais

Das 3.360 vagas vagas autorizadas para os concursos, 2.700 serão para a Polícia Militar e 660 para o Corpo de Bombeiros. Para as duas corporações, a oferta será para praças (soldado) e oficiais. 

Confira a distribuição dos cargos pelas instituições:

Polícia Militar (PM)

  • 2.400 vagas para praça (soldado); e
  • 300 vagas para oficial.

Corpo de Bombeiros

  • 600 vagas para praça (soldado); e
  • 60 vagas para oficial.

As autorizações oficiais dos concursos foram publicadas no Diário Oficial de 1º de agosto. No entanto, a governadora Raquel Lyra já tinha adiantado sobre o aval no dia 31 de julho, durante a cerimônia de lançamento do programa "Juntos pela Segurança".

Para se inscrever ao cargo de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco será necessário ter o nível médio completo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Já a carreira de oficial será destinada a graduados em Direito. Em ambos os casos, os candidatos precisarão ter altura mínima de 1,65m (homens) ou 1,60m (mulheres).

Os próximos concursos contarão ainda com um novo requisito de idade. Em julho do ano passado, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta o limite máximo para 30 anos, para soldados e oficiais.

A exceção será para a carreira de oficial médico, cujo limite será de 35 anos. Os salários atualizados não foram informados.

A governadora Raquel Lyra também autorizou a abertura do concurso para a Polícia Civil, com 445 vagas para delegado, escrivão e agente.

Havia uma expectativa pelo aval do concurso da Polícia Científica. No entanto, essa corporação acabou ficando de fora da primeira leva de autorizações da Segurança.

Últimos concursos PM e Bombeiros PE foram em 2018

Em 2018, ocorreram os últimos concursos PM e Bombeiros PE. A oferta foi de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (60 para PM e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para se candidatar a oficial da PM PE foi preciso ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Além da escolaridade, para todos os cargos, era necessário:

  • no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar, e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
  • ser habilitado para a condução de veículos automotores;
  • ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE tiveram 60 questões sobre Conhecimentos de Língua Portuguesa (15), Matemática (10), Geografia (10), História (10) e Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova apresentou 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os participantes também foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Câmara de Ipojuca-PE: programação de Revisão Final

Visando auxiliar o planejamento para o deslocamento de candidatos no dia da prova, o Instituto SUSTENTE decide divulgar a relação com os nomes e endereços das escolas onde serão realizadas as provas d...

Relacionada
Governo federal sanciona, com vetos, Lei Orgânica da PM; veja o que muda

A instituição da Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros foi sancionada pelo governo federal nesta quarta-feira (dia 13). A legislação estabelece que as corporações cont...

Relacionada
Concurso PM SP: edital publicado com 2.700 vagas para soldado

O edital do concurso PM SP está divulgado. A Polícia Militar de São Paulo está ofertando 2.700 vagas para o cargo de soldado PM de 2ª classe do Quadro de Praças da corporação.  VEJA O EDITAL DO CON...