Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Domingão Espetacular PMPE; Baixe material

Publicado em 23 de abril de 2023 às 09h06m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Novos concursos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco devem ser anunciados na próxima semana, até o dia 28 de abril. A governadora Raquel Lyra deve revelar os detalhes dos editais, como número de vagas e cargos, junto com a apresentação oficial do programa 'Juntos pela Segurança'. 

De acordo com o Jornal do Comércio (JC), havia uma expectativa de que o anúncio sobre os concursos PM e Bombeiros PE ocorresse nesta semana. Porém, outras agendas da governadora e o feriado de Tiradentes, em 21 de abril, contribuíram para o adiamento. 

Enquanto isso, vamos estudando. Acompanhe o Domingão Espetacular PMPE (23/4):

BAIXE MATERIAL DO AULÃO 

Acompanhe, ao vivo, a resolução de questões.

A secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, já tinha revelado que os concursos seriam anunciados até o final de abril.

"Esperamos que, agora em abril, possamos fazer o anúncio de novos concursos com muitas vagas", disse a secretária durante uma entrevista, em março.

De acordo com Carla, mais de 2 mil vagas estão previstas para soldados e oficiais da Polícia Militar. No caso do Corpo de Bombeiros, devem ser contempladas cerca de 300 oportunidades. 

"Serão muitas vagas abertas. Inicialmente, essas duas operativas serão priorizadas, porque sabemos que há uma defasagem significativa em relação ao Brasil. Estamos em 17º lugar em relação aos Estados brasileiros. Nossa meta é ficar entre os 10 em número de efetivo até o fim da gestão e para isso precisaremos de concursos regulares", disse Carla Patrícia.

Editais para a Polícia Civil e para Polícia Científica também estavam previstos. Porém, não devem ser incluídos nesse primeiro pacote de concursos.

A secretária de Defesa Social destacou que o governo de Pernambuco pretende realizar concursos a cada dois anos para a Segurança Pública. 

"Estamos fazendo um planejamento junto com a Secretaria de Planejamento (Seplag) para que, pelo menos, de dois em dois anos tenhamos concursos públicos para as polícias".

No início de março, a governadora Raquel Lyra já tinha se comprometido a realizar novos concursos para as forças de Segurança do Estado. De acordo com ela, é preciso recompor os quadros das corporações. 

Último concurso PM e Bombeiros PE ocorreu em 2018

O último edital do último concurso PM e Bombeiros PE foi divulgado em 2018. A oferta foi de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para se candidatar a oficial da PM PE foi necessário ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que apresentar requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos; O próximo concurso virá com o aumento de idade de 30 anos. 

  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores;

  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE tiveram 60 questões sobre Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova cobrou 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os participantes ainda foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

Fonte: Folha Dirigida. 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso PCPE: Baixe simuladão Aberto e acompanhe resolução

As provas para a carga do Agente e Escrivão da PC PE estão confirmadas para o dia 25/02, e este é o momento decisivo da sua preparação. E para te ajudar a intensificar os estudos nos últimos dias e...

Relacionada
Sabadão da Revisão Guarda São João-PE; Baixe material em PDF

Saiu o tão aguardado Edital do Concurso da Guarda São João, agreste meridional de Pernambuco. A banca organizadora é o Instituto de Apoio a Fundação Universidade de Pernambuco - IAUPE. O certame bu...

Relacionada
Revisão final: História de Pernambuco: A Guerra dos Cabanos

A banca Instituto AOCP divulgou o edital de horário e local de provas do Concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). As provas estão confirmadas para o dia 28 de janeiro de 2024. As Provas...