Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Rota das 11 História de Pernambuco: encontro 2; Baixe material

Publicado em 04 de abril de 2023 às 23h15m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Em seu quarto mês a frente do Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) deve lançar um dos principais programas da sua gestão, o Juntos pela Segurança, que vai substituir o Pacto pela Vida, lançado em 2007 pelo ex-governador Eduardo Campos.

Neste sentido, a expectativa é de que no lançamento do novo programa de segurança pública de Pernambuco, a governadora realize alguns anúncios importantes, como a nomeação de novos policiais penais que concluíram o curso de formação, a realização de concursos públicos para polícia militar, civil, científica e do Corpo de Bombeiros Militar, investimento financeiro e parcerias com o Governo Federal.

Com o Juntos pela Segurança, a atual gestão também deve mudar algumas porcentagens de indicadores como o de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Durante a posse da nova comandante da Cavalaria da PM, na última quarta-feira, 29 de março, Raquel Lyra confirmou que o programa já começa seu processo de implantação neste mês.“Eu venho aqui como alguém que hoje lidera o Governo de Pernambuco, dizer que vocês não estão sozinhos, que o Juntos pela Segurança, o projeto de recriação e construção da política pública de segurança em Pernambuco, está pronto para iniciar o seu processo de construção logo nesse mês de abril”, disse Raquel Lyra.

O Portal de Prefeitura entrou em contato com a assessoria de comunicação do Palácio do Campo das Princesas, que afirma não ter ainda data para o lançamento do programa.

ROTA DAS 11

Enquanto issoo, a Plataforma Estou Preparado continua com intensidade treinando os assinantes para o próximo certame.  A clássica Rota das 11 (live de resolução de questões) continua em sua nova temporada. Na fase pré-edital, os encontros irão ocorrer duas vezes por semana. E nesta terça-feira (04) tem mais um encontro com História de Pernambuco. 

BAIXE MATERIAL DO ENCONTRO 2: HISTÓRIA DE PERNAMBUCO

Concursos

A Secretária de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, delegada federal Carla Patrícia, afirmou durante o Debate da Super Manhã, na Rádio Jornal, na quinta-feira, 30 de março, que já está confirmado o novo concurso para a segurança pública e anúncio será feito ainda neste mês de abril.

Concurso PM PE será para as carreias de soldado e oficial

O concurso para preenchimento de vagas na Polícia Militar de Pernambuco e no Corpo de Bombeiros Militar será anunciado em abril. A confirmação foi dada pela secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, durante o Debate da Super Manhã, na Rádio Jornal, nesta quinta-feira (30).

Segundo a secretária, mais de 2 mil vagas para praças da Polícia Militar de Pernambuco estão previstas. Haverá vagas também para oficiais.

Além disso, segundo Carla Patrícia Cunha, 300 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar devem ser anunciadas.

"Serão muitas vagas abertas. Inicialmente, essas duas operativas serão priorizadas, porque sabemos que há uma defasagem significativa em relação ao Brasil. Estamos em 17º lugar em relação aos Estados brasileiros. Nossa meta é ficar entre os 10 em número de efetivo até o fim da gestão", afirmou.

A secretária estadual descartou uma possível convocação de pessoas que participaram do concurso da Polícia Militar realizado em 2018. Dessa última seleção, ingressaram 1.885 PMs entre os anos de 2019 a 2022.

Carla Patrícia ainda anunciou que o governo estadual pretende realizar concursos para a segurança pública a cada dois anos. 

O debate na Rádio Jornal discutiu as ações para a segurança pública em Pernambuco. Além de Carla Patrícia, também participaram o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Antônio de Pádua, e o superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal no Estado, Ricardo Diniz. 

O debate foi mediado por Natalia Ribeiro, e contou com a participação de Raphael Guerra, titular da Coluna Segurança, deste JC.  

Últimos concursos PM e Bombeiros PE foram em 2018

O edital dos últimos concursos PM e Bombeiros PE foi publicado em 2018. No total, foram abertas 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para se candiatar a oficial da PM PE foi preciso ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Para todos os cargos, os candidatos também tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores;

  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE foram compostos por 60 questões sobre as disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova teve 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os candidatos ainda foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Edital Reciprev é publicado com 15 vagas e iniciais até R$ 6 mil

Saiu o Edital do Concurso Reciprev (Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores de Recife). O certame oferta 15 vagas imediatas mais cadastro reserva para os seguintes c...

Relacionada
Após polêmica, prova do concurso Câmara de Natal RN é remarcada

Após polêmica e suspeita de fraude, as provas do concurso para a Câmara Municipal de Natal, no Rio Grande do Norte, foram remarcadas para o dia 30 de julho. As novas avaliações serão apenas para o ...

Relacionada
Concurso BNB: inscrições para 710 vagas de nível médio terminam nesta segunda

As inscrições para o concurso público do Banco do Nordeste terminam nesta segunda-feira (11), às 23h59. Elas devem ser feitas pelo site da Cesgranrio, a banca responsável pelo processo seletivo. O ...