Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso PM PB e Bombeiros PB terá 1.100 vagas e edital em maio

Publicado em 03 de abril de 2023 às 17h11m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Boa notícia para os candidatos que esperam pelo concurso PM PB e Bombeiros PB. Os preparativos avançara, o quantitativo de vagas foi confirmado e já há um cronograma previamente definido, cujo edital é esperado para maio.

As informações foram informadas pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca de Souza, em entrevista realizada pelo programa de rádio Prevenção Participativa. Acesse aqui a íntegra!

Segundo o representante da corporação, os editais irão somar 1.100 vagas, sendo:

  • 900 na Polícia Militar;
  • 200 no Corpo de Bombeiros.

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, o próprio comandante-geral revelou que o edital seria publicado, no máximo, em até 90 dias (abril).

"60 a 90 dias, no máximo, nós já vamos estar com esse edital pronto para ser lançado", disse Fonseca.

A oferta será para soldados, carreira que exige o nível médio dos candidatos e que terá novidades na próxima seleção. Isso porque uma lei reduziu a altura mínima para participação. Agora, a exigência é de altura mínima de homens de 1m60 e mulheres 1m55.

Concurso PM PB e Bombeiros PB terá edital em maio

Outra novidade é acerca do cronograma. De acordo com o comandante-geral da PM, será uma banca para ambos os concursos e o termo de referência (projeto básico) está sendo finalizado. A expectativa é que a banca seja definida ainda em abril.

As demais previsões são:

  • Publicação do edital em maio;
  • Provas objetivas entre agosto e setembro; e
  • Nomeações ainda em 2023.

Recentemente, Sérgio Fonseca disse que o concurso contará com cinco fases. A primeira fase delas será a prova intelectual, seguida pelos exames psicológicos, de saúde, de aptidão física e social.

"Nós já estamos preparando esse edital. Mas, logicamente, existem algumas etapas a serem cumpridas, a primeira delas diz respeito à licitação para contratação da banca que vai organizar esse concurso público. Isso gira em torno de dois meses", afirmou Sérgio.

Como foi o último concurso PM e Bombeiros PB?

Os últimos concursos PM e Bombeiros, com vagas para soldados, foram realizados em 2018. Na época, as seleções ofereceram mil oportunidades, sendo 900 para a Polícia Militar e 100 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba.

As vagas foram para ambos os sexos. Já a remuneração inicial era de R$3.202,60, após o curso de formação.

Cerca de  80 mil pessoas se inscreveram para o concurso , o que trouxe a marca de maior seleção já realizada pela Polícia Militar, segundo a própria corporação.

Para participar da seleção, era preciso ter nível médio completo, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), além da idade entre 18 e 32 anos, até a data de matrícula no curso de formação.

Com a organização do IBFC, os candidatos foram avaliados por meio de exames intelectual, psicológico, de saúde e aptidão física, além da avaliação social.

Na primeira etapa, foram cobradas 80 questões, sendo elas de:

  • Língua Portuguesa (20);
  • Raciocínio Lógico (dez);
  • Geografia e História da Paraíba (dez);
  • Noções Básicas de Informática (dez); e
  • Noções de Direito e Sociologia (30).

Fonte: Folha Dirigida. 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
TJPB avalia quantidade de vagas que vão ser oferecidas em concurso para cartório

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) está analisando quantas vagas serão oferecidas no concurso público para cartórios extrajudiciais da Paraíba. A informação foi dada pelo desembargador Carlos Mar...

Relacionada
Paraíba conta com mais de 350 vagas em concursos com inscrições abertas

A Paraíba conta com sete concursos abertos. São 368 vagas para os concurseiros que estão se preparando concorrerem, com salários de até R$ 11 mil. Conforme apurou o ClickPB, as vagas são para todos os...

Relacionada
Concurso Pombos-PE: saiu o edital para ACs & ACE

A banca IGEDUC publicou na noite desta quinta-feira (20), o Edital do Processo seletivo público para 2 vagas efetivas e 11 de cadastro de reserva para ACS e ACE no município de Pombos (PE). O períd...