Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso público: lei de licitações será prorrogada até 2024!

Publicado em 29 de março de 2023 às 15h32m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou que a nova lei de licitações (Lei nº 14.133/2021) entrará em vigor somente em março de 2024. Informação foi repassada nesta quarta-feira (29/3), durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília. Medida poderá impactar editais de concurso público.

Segundo Arthur Lira, a prorrogação da data de início da aplicação da nova lei será oficializada em breve por meio de portaria da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. A medida, conforme relatado pelo presidente da Câmara, tem como objetivo permitir que os gestores se adaptem à nova lei.

A nova lei de licitações vem para substituir a Lei 8.666/93. Sancionada em 2021, a nova lei entraria em vigor a partir do próximo sábado (1/4).

Entre as mudanças, a nova lei de licitações excluiu as modalidades de tomada de preços e convite e adicionou a modalidade de diálogo competitivo. Além disso, o texto agora traz informações sobre o pregão, que antes estava previsto apenas na lei 10.520.

É importante destacar que, com a prorrogação do prazo para a Lei 14.133/21 entrar em vigor, editais de concurso público podem continuar exigindo o conhecimento do candidato nas duas leis de licitações, conforme alguns certames têm cobrado. Veja o exemplo abaixo do concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público):

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
PB tem mais de 1,6 mil vagas em concursos públicos

A Paraíba conta está com sete editais de concursos com inscrições abertas. Conforme acompanhou o ClickPB, são 1.669 vagas para diferentes áreas. Os editais abertos oferecem salários entre R$ 1.320 até...

Relacionada
Câmara de Machados-PE: IDHTEC vai organizar o concurso!

Saiu no Diário Oficial, desta segunda-feira (2), a escolha da banca organizadora do Concurso da Câmara Municipal de Machados, agreste pernambucano. Por meio de dispensa de licitação, o INSTITUTO DE...

Relacionada
Concurso Guarda Municipal de Macaíba encerra inscrições nesta segunda (8)

As inscrições para o concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Macaíba, na Grande Natal serão encerradas nesta segunda-feira (8). O edital oferece 50 vagas para preenchimento imediato e mais...