Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concursos Segurança PE: reunião sobre editais é desmarcada

Publicado em 16 de janeiro de 2023 às 21h53m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Uma reunião para tratar dos novos concursos para Segurança Pública de Pernambuco foi desmarcada. O encontro teria a presença da nova secretária de Defesa Social, Carla Patrícia. A pasta é a responsável pelos preparativos das seleções. A reunião iria acontecer nesta terça-feira (17). A deputada comunicou o cancelamento pelas redes sociais. 

A deputada estadual Gleide Ângelo foi quem marcou a reunião para evidenciar o déficit na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica. 

A parlamentar já conversou também com a governadora e vice-governadora sobre os concursos públicos que não foram realizados em 2022 pela gestão anterior e da necessidade do recompletamento dos efetivos.

As seleções estavam previstas para o segundo semestre do ano passado, mas não ocorreram por falta de orçamento. A Secretaria da Fazenda não conseguiu empenhar o orçamento para que fossem abertas no prazo. 

Os editais já estão prontos, mas era necessária verba para contratação da banca organizadora. Caberá, agora, à equipe da nova governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, seguir com os preparativos dos concursos Segurança PE. 

Em seu plano de governo, encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral, Raquel Lyra propõe ampliar o efetivo nas ruas e garantir a melhoria dos equipamentos e materiais das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.

Além de modernizar as Academias de Polícia Civil e Militar e melhorar os Cursos de Formação e Habilitação de Praças Policiais Militares e Bombeiros Militares. Dessa forma, a governadora deve dar os andamentos para que os editais sejam divulgados em breve. 

Concursos Segurança PE somam mais de 4 mil vagas previstas

Em setembro, o então governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou a abertura de concurso com 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado. 

A seguir, confira a distribuição das vagas do concurso por corporação e cargos: 

Polícia Militar:

2.400 vagas para soldados (praças);

180 vagas para oficiais.

Corpo de Bombeiros:

400 vagas para soldados (praças).

Polícia Civil:

1.200 vagas para agentes;

300 vagas para escrivães;

50 vagas para peritos papiloscopistas;

47 vagas para delegados.

Polícia Científica:

50 vagas para peritos criminais;

50 vagas para médicos legistas;

60 vagas para agentes de Medicina Legal;

4 vagas para agentes de perícia criminal.  

As oportunidades serão para profissionais com os níveis médio e superior. Os salários atualizados ainda não foram informados. 

"Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse Paulo Câmara.

Último concurso PM e Bombeiros PE ocorreu em 2018

O último edital do último concurso PM e Bombeiros PE foi divulgado em . A oferta foi de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para se candidatar a oficial da PM PE foi necessário ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que apresentar requisitos específicos, sendo:

Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

Ser habilitado para a condução de veículos automotores;

Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE tiveram 60 questões sobre Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova exigiu 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os participantes ainda foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso GCM Belo Jardim-PE: cai idade limite de 40 anos!

Várias novidades no Concurso da Guarda Municipal de Belo Jardim, agreste pernambucano. ADQUIRA O CURSO ON-LINE GUARDA BELO JARDIM-PE De acordo com o Diário Oficial, desta quarta-feira (31), a Pr...

Relacionada
Rota das 11 História de Pernambuco PMPE; Baixe Conteúdo gratuito

O tão aguardardo Edital da Polícia Militar de Pernambuco foi publicado.  O concurso oferta de 2.700 vagas, sendo 2.400 vagas para a carreira de Soldado e 300 vagas para a carreira de Oficial. As va...

Relacionada
Concurso da PM e Bombeiros da Paraíba tem mais de 64 mil inscritos

O concurso com 1,1 mil vagas para soldado da Polícia Militar (900) e do Corpo de Bombeiros Militar (200) teve 64.198 pessoas inscritas. O balanço foi divulgado pela Polícia Militar nesta quarta-feira ...