Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

MPPE cobra do governo de PE um cronograma para convocação dos professores

Publicado em 16 de janeiro de 2023 às 18h33m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

A Secretaria de Educação de Pernambuco tem 10 dias úteis para apresentar ao Ministério Público Estadual um cronograma de convocação dos professores aprovados no concurso realizado pelo governo estadual no segundo semestre do ano passado.

Portaria publicada no Diário Oficial do MPPE desta segunda-feira (16), assinada pelo promotor Salomão Abdo Aziz Ismail Filho, instaura procedimento administrativo para acompanhar a convocação e nomeação dos concursados.

No seu texto, o promotor cita matéria publicada semana passada pela coluna Enem/Educação que mostrou que faltando 20 dias para o início do ano letivo, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, ainda não havia sinalizado quando pretende iniciar a convocatória dos aprovados.

O concurso teve cerca de 45 mil inscritos. Foram classificados 2.907 candidatos para 13 disciplinas da educação básica e para cidades de todas as regiões geográficas do Estado.

O listão final dos aprovados saiu no dia 22 de novembro. A homologação do resultado do certame foi assinada pelo então governador Paulo Câmara em 12 de dezembro.

O ano letivo na rede estadual de Pernambuco terá início em 1º de fevereiro com planejamento dos docentes. Em 2 de fevereiro começam as aulas. São 1.059 escolas estaduais onde estudam 534 mil alunos e lecionam 36 mil professores.

A Secretaria de Educação de Pernambuco foi procurada para comentar sobre a determinação do MPPE, mas ainda não se pronunciou.

PRESSÃO

Os docentes aprovados têm feito pressão para que a governadora Raquel Lyra inicie a convocação dos classificados. Na última sexta-feira (13), a senadora Teresa Leitão, que é professora e já presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), teve uma reunião com a secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas.

Segundo Teresa, a secretária informou que a atual gestão pretende fazer as convocações tão logo seja concluído o mapeamento por escola, para determinar a quantidade e a lotação dos aprovados.

Quando tomou posse do cargo, em 2 de janeiro, Ivaneide Dantas havia dado informação semelhante ao JC: que estava fazendo um levantamento da real necessidade da rede para daí decidir como seria a convocação dos concursados.

Fonte: Coluna Educação/JC

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso Câmara de Maceió-AL: Cebraspe é a banca; 54 bancas

O Concurso Câmara de Maceió (AL) será realizado pelo Cebraspe! O anúncio foi feito no portal do Ministério Público do Estado de Alagoas. Serão ofertadas 54 vagas para os cargos de  Apoio Administrativ...

Relacionada
Concurso PC PE: governadora promete novidades nesta semana

De acordo com a governadora Raquel Lyra, nesta semana serão divulgadas novas informações sobre o concurso PC PE (Polícia Civil de Pernambuco). A expectativa é que seja informada a banca organizadora d...

Relacionada
Enem 2023 tem questões sobre racismo, Palestina, judeus, Jetsons, Paulo Freire

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 trouxe, neste domingo (5), uma proposta de redação sobre os "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher n...