Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso INSS: liberados os gabaritos das provas de domingo, 27

Publicado em 29 de novembro de 2022 às 18h02m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Realizadas no último domingo, 27, as provas do concurso INSS foram aplicadas em todo país, tendo mais de 1 milhão de convocados

Nesta terça, 29, os gabaritos preliminares foram liberados, por meio de consulta individual, no site da banca . Os recursos serão aceitos até as 18h do dia 2 de dezembro.

Ao todo, o exame contou com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, foram cobradas as seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa;

Ética no Serviço Público;

Noções de Direito Constitucional e Administrativo;

Raciocínio Lógico; e

Noções de Informática.

Para ser aprovado, é preciso ter alcançado nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.

De acordo com o edital, serão convocados para o curso de formação os classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).

Os habilitados realizarão o curso de formação nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Para ser aprovado nesta última etapa, será preciso alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas, que compõem essa etapa.

Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.

Provas do concurso INSS são marcadas pela desorganização

Durante todo o dia, Folha Dirigida acompanhou, em tempo real, a aplicação dos exames. Na Universidade de Guarulhos (UnG), em São Paulo, o dia foi marcado pela desorganização e protesto de candidatos.

Segundo candidatos, às 15h45, ou seja, uma hora e 45 minutos após o horário marcado para o início dos exames, os cadernos de prova ainda não tinham sido distribuídos."Prova do INSS pela Cebraspe ainda não começou na UnG em Guarulhos. Há relatos que a prova ainda não está no local. Candidatos revoltados. Agora, são 15h45 e a previsão de início era 14h10", disse um dos candidatos no Twitter.

Nas redes sociais, diversos candidatos compartilharam vídeos do interior da UnG. Filas, confusão e até televisão para assistir aos jogos da Copa do Mundo foram registrados. Nesta unidade, as provas acabaram suspensas e serão remarcadas.

Nos demais locais pelo país, o concurso INSS segue normalmente.

Além da confusão na UnG, candidatos também relataram dificuldades com as questões da prova."Meu deus a prova do INSS foi um terror", disse um candidato."Nem a seleção da Espanha naquele 7x0 contra a Costa Rica chutou tanto quanto eu chutei hoje no concurso do INSS. Terminei a prova de 120 questões em 1h", publicou no Twitter outra concorrente.

Concurso INSS oferece mil vagas de nível médio

concurso INSS conta com mais de 1 milhão de inscritos. Conforme dados da banca organizadora, foram registradas 1.023.494 inscrições.

Na ampla concorrência, a cidade de São Paulo ficou com a maior disputa por vaga, sendo de 8.534 candidatos por oportunidade. Em segundo lugar, o Distrito Federal registra 7.599 pessoas por posto.

Com mais de 5 mil candidatos por vaga ainda estão as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). A lista completa pode ser conferida no   site do Cebraspe  .

Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social seleciona para o preenchimento de mil vagas, no cargo de técnico do seguro social, de nível médio.

Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.

Fonte: Folha Dirigida. 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Câmara de Machados-PE: IDHTEC vai organizar o concurso!

Saiu no Diário Oficial, desta segunda-feira (2), a escolha da banca organizadora do Concurso da Câmara Municipal de Machados, agreste pernambucano. Por meio de dispensa de licitação, o INSTITUTO DE...

Relacionada
Concurso Caixa: retificação traz mais lotações e altera conteúdo

O edital do concurso Caixa passou pela primeira retificação. O documento com as mudanças foi divulgado no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 27. Confira todas as alterações realizadas n...

Relacionada
Prefeitura de Conde-PE realizará concurso público com mais de 350 vagas

O município paraibano, Conde, já tem banca organizadora escolhida para um novo concurso público para a prefeitura. A instituição escolhida foi a Consulpam. Inclusive, o link do certame já está disponí...