Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Candidatos relatam atraso e desorganização do CEBRASPE

Publicado em 27 de novembro de 2022 às 20h24m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Candidatos que prestaram o concurso do INSS neste domingo (27) na Universidade de Guarulhos (UnG), na Grande São Paulo, afirmaram que a prova foi cancelada após desorganização e três horas e meia de atraso. Em nota, o INSS afirmou que os candidatos desta localidade serão novamente convocados pelo Cebraspe, via edital, para realizarem suas provas em breve.

A Polícia Militar chegou a ser acionada por volta das 16h45 porque as pessoas estariam trancadas sem poder deixar o local. A corporação informou pelo telefone que a ocorrência foi encerrada às 17h15, pois os candidatos já haviam sido liberadas.

Nas redes socias, vários candidatos publicaram relatos e vídeos de salas lotadas e aglomeração.

"Nunca vi uma prova tão mal gerida quanto INSS - CEBRASPE/2022... Fiscais sem preparação vinda deles, provas que não chegam, salas e blocos bagunçados e trocados, nomes fora da lista de sala mas constando na de porta, falta de informações quanto ao atrasado de 1h30... Desordem total", escreveu um deles no Twitter.

Ao g1, a candidata Marília Andrade afirmou que os candidatos estavam divididos para entrar em horários distintos, mas em alguns desses horários os portões ainda estavam fechados.

De acordo com ela, quando a entrada foi liberada houve confusão por conta da divergência nas informações que estavam nos papéis fixados nas portas das salas. Algumas pessoas que estavam confirmadas não tinham salas disponíveis para a realização do exame.

"Concurso mais atípico que eu já prestei na minha vida. Tudo errado", disse.

A prova foi cancelada após três horas e meia, mas, segundo ela, não houve nenhuma orientação sobre o que acontecerá depois e se o exame será remarcado.

g1 entrou em contato com o Cebraspe, responsável pela realização do concurso, que afirmou se tratar de "um episódio isolado".

"O Cebraspe comunica que o concurso público do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social ocorreu com sucesso, neste domingo (27/11), em 1592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. Contudo, para os candidatos que concorrem às vagas da Gerência Executiva (GEX) Guarulhos, a aplicação das provas foi inviabilizada por intercorrências no local, o que já foi informado ao INSS.

Comunica, ainda, que esse foi um episódio isolado que não comprometeu a lisura do certame, e que a aplicação das provas somente para os candidatos que optaram por concorrer às vagas da Gerência Executiva de Guarulhos foi suspensa e que a nova data de aplicação para esses candidatos será divulgada por meio de edital específico em breve.

Comunica, por fim, que a concorrência do certame é segmentada por Gerência Executiva, de modo que o ocorrido não compromete a continuidade do concurso para os candidatos que concorrem às demais Gerências Executivas, estando mantidas as provas aplicadas para esses candidatos."

O INSS também afirmou, por meio de comunicado, que "concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social, aplicado pela Cebraspe, ocorreu com sucesso neste domingo (27/11), em 1.592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. O INSS lamenta, contudo, o ocorrido no polo Guarulhos/SP, onde a aplicação da prova não ocorreu conforme o previsto. O Instituto esclarece que os candidatos desta localidade serão novamente convocados pelo Cebraspe, via Edital, para realizarem suas provas em breve. Para os demais candidatos que já realizaram a prova neste domingo (27), ficam mantidas as demais etapas do concurso."

Fonte: G1. 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Gabarito concurso Ilha de Itamaracá-PE sai pelo IDHTEC na segunda

Estão sendo aplicadas neste domingo (17) as avaliações objetivas do concurso público da Prefeitura Municipal de Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, para preenchimento de 129 vagas em funções de todos os...

Relacionada
Ceará-Mirim abre concurso público com 378 vagas

A Prefeitura de Ceará-Mirim, na Grande Natal, abriu inscrições para um concurso público com 378 vagas imediatas e outras 37 de cadastro reserva. Os salários iniciais oferecidos variam de R$ 1.430 a R$...

Relacionada
URGENTE! Saiu o Edital do Concurso PMPE: 2.700 vagas

O tão aguardardo Edital da Polícia Militar de Pernambuco foi publicado neste sábado (11).  O concurso oferta de 2.700 vagas, sendo 2.400 vagas para a carreira de Soldado e 300 vagas para a carreira de...