Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concursos Segurança PE já têm banca definida para 4 mil vagas

Publicado em 14 de novembro de 2022 às 14h11m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS PE) já escolheu a banca organizadora dos concursos para Segurança Pública do Estado. A informação foi compartilhada pela deputada estadual Gleide Ângelo, em suas redes sociais , após conversa com membros do Executivo. 

O nome da banca escolhida, no entanto, ainda não foi revelado. De acordo com a parlamentar, os editais para ingresso na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica serão publicados ainda em 2022. 

"Obtive a Informação de que a Secretaria de Defesa Social já escolheu a banca organizadora dos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Foi REAFIRMADO que o edital desses concursos sairá ainda este ano (2022)", disse a deputada em suas redes sociais.

Segundo Gleide Ângelo, algumas bancas que enviaram suas propostas para ficar à frente dos concursos foram: Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade de Pernambuco (UPENET). 

No dia 8 de setembro, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou a abertura do concurso com 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado.

A CPP – Câmara de Política de Pessoal da Secretaria de Administração já autorizou formalmente o concurso público. A resolução, entretanto, ainda não foi divulgada no Diária Oficial. 

Concurso Segurança PE: veja a distribuição das vagas

A seguir, confira distribuição das vagas do concurso por corporação e cargos: 

Polícia Militar:

2.400 vagas para soldados (praças);

180 vagas para oficiais.

Corpo de Bombeiros:

400 vagas para soldados (praças).

Polícia Civil:

1.200 vagas para agentes;

300 vagas para escrivães;

50 vagas para peritos papiloscopistas;

47 vagas para delegados.

Polícia Científica:

50 vagas para peritos criminais;

50 vagas para médicos legistas;

60 vagas para agentes de Medicina Legal;

4 vagas para agentes de perícia criminal.  

As oportunidades serão para profissionais com os níveis médio e superior. Os salários atualizados ainda não foram informados. 

"Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse o governador Paulo Câmara.

Último concurso PM e Bombeiros PE ocorreu em 2018

Em 2018, foi divulgado o último edital do último concurso PM e Bombeiros PE. A oferta foi de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para se candidatar a oficial da PM PE foi preciso ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:

Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

Ser habilitado para a condução de veículos automotores;

Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE foram compostos por 60 questões sobre Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova teve 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os participantes ainda foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

Fonte: Folha Dirigida. 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Câmara de Ipojuca-PE: programação de Revisão Final

Visando auxiliar o planejamento para o deslocamento de candidatos no dia da prova, o Instituto SUSTENTE decide divulgar a relação com os nomes e endereços das escolas onde serão realizadas as provas d...

Relacionada
Esquenta PMPE: Aulão on-line gratuito; Baixe conteúdos

O Instituto AOCP, responsável pelos concursos PM PE e Corpo de Bombeiros PE, criou as páginas das respectivas seleções. O ato indica que os editais poderão ser publicados em breve! Confira as págin...

Relacionada
Concurso GCM São Bento do UNA-PE: local de prova sai no dia 25 de fevereiro

Está publicado o edital do Concurso GCM São Bento do Una PE e as inscrições já foram encerradas. A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte de São Bento do Una PE abre 33 vagas imediata...