Concurso da Polícia Militar: Em Pernambuco, há déficit de mais de 10 mil

Publicado em 20 de junho de 2022 às 22h06m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

A notícia de que o governo de Pernambuco vai lançar, no segundo semestre, editais de concurso para a área da segurança pública deixou muita gente que está estudando surpresa e motivada. A promessa é de abrir vagas para as polícias Civil, Militar e Científica (peritos, auxiliares de peritos) e também para o Corpo de Bombeiros.

O número de vagas para cada cargo ainda não foi divulgado, mas há um déficit grande em Pernambuco. Levantamento da Associação de Cabos e Soldados do Estado aponta que faltam mais de 10 mil militares para preencher o mínimo necessário para garantir a segurança da população que vive em Pernambuco.

Segundo o presidente da associação, Luiz Torres, o ideal é que o Estado contasse com o efetivo de 27.670 policiais militares. Mas atualmente são 16.253. 

"Desse total, tiramos em torno de 10% que estão de férias e com problemas médicos e particulares. Ficam em torno de 14.800", destaca Luiz Torres.

A confirmação de novo concurso para as polícias foi feita pela Secretaria de Defesa Social (SDS) no último dia 13 de junho. 

"No momento, as secretarias de Defesa Social e Administração estão desenvolvendo estudos de necessidade de quadros, assim como o planejamento das academias de polícia para receber alunos", informou a pasta à coluna Ronda JC.

Uma das novidades que podem ser anunciadas em breve é a idade máxima para os candidatos às vagas de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Há um indicativo - em estudo - para que pessoas com até 30 anos possam ingressar nas corporações, caso aprovadas nos concursos.

No começo do mês, durante a cerimônia de formatura de 38 delegados de Polícia Civil, 62 peritos papiloscopistas e 21 auxiliares de perito criminal, no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, também sinalizou para as novas vagas.

"Nos últimos anos, tivemos o ingresso de mais de 8 mil profissionais da área da segurança. Isso é um movimento que permanece, com o anúncio de novos concursos para as forças de segurança", disse, na ocasião.

Fonte: Jc Ronda. 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso Mossoró RN tem edital publicado com quase 2 mil vagas

Foi publicado o primeiro edital do concurso Mossoró RN, com oportunidades para a área da Saúde. A prefeitura, localizada no Estado do Rio Grande do Norte, oferta quase 2 mil vagas, sendo 330 imediatas...

Relacionada
CORE-PE oferece 03 vagas em concurso público

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Pernambuco (CORE-PE) lançou edital de realização de concurso público 01/2023, destinado ao preenchimento de 03 vagas de seu quadro de pes...

Relacionada
Concurso Surubim-PE: Saiu o Edital com 289 vagas!

A banca organizadora IGEDUC divulgou, no começo da noite desta segunda-feira (24), o Edital do Concurso para a Prefeitura de Surubim, agreste pernambucano. O presente certame visa à seleção dos mel...