Estamos ao vivo no Youtube! Clique aqui e acompanhe agora 😃.

Concurso Guarda de São Luís MA é autorizado com 100 vagas

Publicado em 13 de janeiro de 2022 às 11h58m
Por Professor Isaquel Silva

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, autorizou nesta quarta-feira, 12, a realização de novo concurso para Guarda Municipal. O aval é para preenchimento de 100 vagas.

De acordo com publicação nas redes sociais do prefeito , a estimativa é que o concurso seja realizado ainda no primeiro semestre de 2022.

“Acabo de autorizar o concurso público para 100 vagas na nossa guarda municipal e será realizado ainda no primeiro semestre. Para reforçar ainda mais o trabalho da nossa segurança em São Luís”, disse Braide.

Em 2020, a Secretaria de Segurança com Cidadania (SEMUSC) formou uma comissão organizadora do concurso para Guarda Municipal de São Luís, no Maranhão. Ao todo, o grupo era composto por seis servidores que deveriam tocar os preparativos do edital. 

Com a pandemia da Covid-19, os trâmites foram adiados e somente agora, em janeiro de 2022, o concurso teve autorização oficial do governo. A partir disso, uma nova comissão deve ser designada para organização e planejamento do processo seletivo. 

Tradicionalmente, o cargo de guarda municipal exige apenas o ensino médio completo. No decorrer do concurso, são cobrados exames objetivos e físicos. 

Os aprovados ainda passam por um curso de introdução à carreira, com aulas teóricas e práticas. A expectativa é que a prefeitura contrate pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores após o estágio probatório.

Último concurso Guarda de São Luís MA foi há 16 anos 

Há 16 anos, a Prefeitura de São Luís, no Maranhão, não realiza novo concurso para Guarda Municipal. O último edital para ingresso na corporação foi publicado em 2006.

A oferta era de 240 vagas para o cargo de guarda municipal na 2ª classe. Na ocasião, foram abertas oportunidades também para guarda municipal salva-vidas e músico. Para se inscrever foi necessário ter o ensino médio completo.

A jornada de trabalho era de 40 horas. Em 2006, o salário inicial era de R$363 com acréscimo de compensação orgânica de 80% e de risco de vida de 40%. Mas, com o passar do tempo, o valor foi reajustado. 

O concurso teve três etapas: prova objetiva, teste de avaliação física e teste de avaliação psicológica. Na primeira fase, os participantes tiveram que responder a 100 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

As provas foram avaliadas de zero a dez pontos, sendo habilitado quem obteve nota mínima de cinco pontos. Na avaliação física, os convocados foram submetidos aos exercícios de desenvolvimento com halter, barra, abdominal e corrida.

Os aprovados em todas as etapas ainda passaram por curso de formação de guardas municipais. 

A Guarda Municipal de São Luís, criada pela Lei 2.968 de 06 de julho de 1989, é uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, regida sob a égide da hierarquia e disciplina.

Fonte: Folha Dirigida. 

Fale Conosco

Se você precisa de ajuda, estamos sempre prontos para lhe atender. Fale conosco através do chat que fica no canto inferior direito do nosso site. Caso prefira estamos disponíveis em outros meios listados abaixo:
Dúvidas? Acesse nossa página de perguntas frequentes.

F.A.Q. - Perguntas Frequentes