Concurso Guarda de São Luís MA é autorizado com 100 vagas

Publicado em 13 de janeiro de 2022 às 10h58m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, autorizou nesta quarta-feira, 12, a realização de novo concurso para Guarda Municipal. O aval é para preenchimento de 100 vagas.

De acordo com publicação nas redes sociais do prefeito , a estimativa é que o concurso seja realizado ainda no primeiro semestre de 2022.

“Acabo de autorizar o concurso público para 100 vagas na nossa guarda municipal e será realizado ainda no primeiro semestre. Para reforçar ainda mais o trabalho da nossa segurança em São Luís”, disse Braide.

Em 2020, a Secretaria de Segurança com Cidadania (SEMUSC) formou uma comissão organizadora do concurso para Guarda Municipal de São Luís, no Maranhão. Ao todo, o grupo era composto por seis servidores que deveriam tocar os preparativos do edital. 

Com a pandemia da Covid-19, os trâmites foram adiados e somente agora, em janeiro de 2022, o concurso teve autorização oficial do governo. A partir disso, uma nova comissão deve ser designada para organização e planejamento do processo seletivo. 

Tradicionalmente, o cargo de guarda municipal exige apenas o ensino médio completo. No decorrer do concurso, são cobrados exames objetivos e físicos. 

Os aprovados ainda passam por um curso de introdução à carreira, com aulas teóricas e práticas. A expectativa é que a prefeitura contrate pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores após o estágio probatório.

Último concurso Guarda de São Luís MA foi há 16 anos 

Há 16 anos, a Prefeitura de São Luís, no Maranhão, não realiza novo concurso para Guarda Municipal. O último edital para ingresso na corporação foi publicado em 2006.

A oferta era de 240 vagas para o cargo de guarda municipal na 2ª classe. Na ocasião, foram abertas oportunidades também para guarda municipal salva-vidas e músico. Para se inscrever foi necessário ter o ensino médio completo.

A jornada de trabalho era de 40 horas. Em 2006, o salário inicial era de R$363 com acréscimo de compensação orgânica de 80% e de risco de vida de 40%. Mas, com o passar do tempo, o valor foi reajustado. 

O concurso teve três etapas: prova objetiva, teste de avaliação física e teste de avaliação psicológica. Na primeira fase, os participantes tiveram que responder a 100 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

As provas foram avaliadas de zero a dez pontos, sendo habilitado quem obteve nota mínima de cinco pontos. Na avaliação física, os convocados foram submetidos aos exercícios de desenvolvimento com halter, barra, abdominal e corrida.

Os aprovados em todas as etapas ainda passaram por curso de formação de guardas municipais. 

A Guarda Municipal de São Luís, criada pela Lei 2.968 de 06 de julho de 1989, é uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, regida sob a égide da hierarquia e disciplina.

Fonte: Folha Dirigida. 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso Guarda São João-PE: banca publica gabaritos preliminares!

A Prefeitura de São João, cidade do estado de Pernambuco com 23.411 habitantes, aplicou neste domingo (3), a prova do concurso público da Guarda Municipal. Os gabaritos preliminares foram divulgados ...

Relacionada
Concurso PC PE: edital será publicado nesta sexta (22)

O aguardado edital do concurso da Polícia Civil de Pernambuco (PC PE) está programado para ser divulgado amanhã, 22 de dezembro. A notícia foi compartilhada pela governadora Raquel Lyra através de sua...

Relacionada
Ministério da Justiça envia força-tarefa para presídios de Pernambuco

O sistema prisional de Pernambuco, um dos mais superlotados e precários do País, vai receber apoio de uma força-tarefa do Ministério da Justiça e Segurança Pública durante os próximos 45 dias. A au...