Prefeitura de Maceió confirma estudos para concurso da Guarda Municipal após mais de 20 anos

Publicado em 01 de janeiro de 2022 às 14h25m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O ano de 2022 deverá ser marcado pela realização de concurso para a Guarda Municipal. Segundo o secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, os levantamentos para a realização estão sendo feitos, já que o último certame ocorreu há 20 anos.

Hoje a Guarda tem, aproximadamente, 690 servidores, porém, a maioria atua em prédios públicos, o que impede o monitoramento ostensivo nas ruas da cidade. A revelação foi feita durante entrevista ao Programa Ministério do Povo da Rádio 98,3 FM, com âncora Marcelo Rocha. 

"A Guarda Municipal é o reflexo do abandono de várias gestões. Ela está aí com mais de 20 anos sem a realização de concurso público. Isso é um grande desafio. Muitas vezes queremos ampliar a capacidade de policiamento preventivo nas praças e áreas públicas, mas temos essas limitações. O que temos é o serviço voluntário indenizado, de modo que o guarda pode trabalhar na folga, e para isso ele é remunerado. O prefeito JHC já acenou que é interessante a realização do concurso e ele está sendo alvo de um estudo interno pela Secretaria de Gestão e a Secretaria de Economia. Muito provavelmente teremos sim um concurso em nossa gestão", disse Prado.

O objetivo é maximizar o serviço de ponta na orla e praças para trazer a sensação de segurança. Como exemplo do quanto esse trabalho surte efeito, ele lembrou-se da atuação que é feita no centro de Maceió, em parceria com a Polícia Militar. 

"Para ampliarmos esse trabalho próximo ao cidadão, precisamos ampliar a nossa capacidade e, por isso, estamos estudando para fecharmos um número de vagas e realizarmos um concurso para Guarda Municipal. A nossa estimativa é para que, em 2022, o prefeito possa anunciar para todos. Inclusive muitos me questionam quando será, o que tenho dito é que continuem estudando porque quando sair o edital a pessoa tem que estar preparada", completou o secretário.

Enquanto o concurso não vem, o trabalho de gestão da Guarda Municipal inclui a capacitação do atual efetivo. Já foram realizados 13 cursos e mais de 300 certificados foram emitidos. Essa é uma etapa que ocorre em paralelo com outras ações internas. 

"O prédio-sede encontra-se totalmente deteriorado com viaturas antigas. E nós temos um grande desafio de reestruturar da guarda. Já foi iniciado pelo prefeito JHC um processo licitatório para o prédio. Estamos iniciando a troca de viaturas e o processo de aquisição de munição e arma de fogo, além de ampliar o número de guardas com porte de arma de fogo, a partir de uma cooperação técnica com a Polícia Federal", revelou Prado.

Orla

Mesmo com pouco pessoal para trabalhar, a Guarda Municipal não deixou de cumprir o papel de monitoramento, em especial no período mais crítico da pandemia. Tanto nas visitas em bares e restaurantes quanto na atuação no centro de Maceió, as equipes continuaram disciplinando a ocupação dos espaços.

Segundo Prado, o mesmo ocorrerá hoje na orla da capital. Ele disse que a secretaria integra a "Operação Réveillon" juntamente com outras secretarias. O trabalho principal é garantir a desobstrução das áreas comuns.

"O calçadão e a pista estarão desobstruídos, assim como a areia da praia. Estaremos fazendo um trabalho para que ao final do dia não existam mais cadeiras, carrinhos ou barracas. O objetivo é que o cidadão possa ir para a orla com sua família, levar sua bebida e poder transitar sem dificuldades. Os ambulantes estarão nos estacionamentos da região. Teremos três pontos de queima de fogos na orla e outros quatro espalhados pela cidade", explicou Prado.

O trabalho de ordenamento da orla seguirá o mesmo padrão que vem sendo realizado em outras áreas, como o Benedito Bentes, e até mesmo o centro de Maceió. A proposta é que carros e pedestres possam circular sem dificuldades.

No caso do Benedito Bentes, onde canteiros, ao longo dos anos, foram tomados por ambulantes, tem sido feita a retirada gradual. Ao todo 53 barracas já foram retiradas e as demais aguardam a confecção de barracas padronizadas para também deixar o local. Todos estão sendo acomodados no entorno da região do Mercado Público. 

A medida faz parte do processo de organização do acesso à Rota do Mar, via que liga o bairro à AL-101 Norte, em Guaxuma. Conforme explicou o secretário, o movimento de veículos será intensificado, assim como o de transporte coletivo. "O que tínhamos ali era uma espera, às vezes, de até 40 minutos para completar o percurso", detalhou o secretário. 

 

Som alto

Por conta do período festivo, Prado revelou também que haverá uma tolerância maior do uso de equipamentos sonoros até às 2h da manhã, em áreas residenciais. A partir desse horário, as pessoas podem acionar a Polícia Militar.

Em relação aos eventos privados, todos irão cobrar o passaporte da vacina, com duas doses ou uma delas e mais um teste recente negativo para a Covid-19. Todo o processo de exigência e controle do público será feito pelos organizadores. 

Fonte: Gazeta Web

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Super Guia SEMOB João Pessoa-PB: confira todos os detalhes do concurso

  O Concurso SEMOB João Pessoa PB está com edital publicado e com as inscrições encerradas. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana oferta 100 vagas para o cargo de Agente de Mobilidad...

Relacionada
Concurso PM PA: comissão formada; edital iminente!

Nesta quinta-feira (14), foi instituída a comissão responsável pelo novo concurso PM PA (Polícia Militar do Pará). Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, cel. Dilson Júnior, a próxima seleç...

Relacionada
Concurso Polícia Penal CE: IDECAN é a banca; 800 vagas

Um novo concurso da Polícia Penal CE deve ter seu edital publicado em breve. Isso porque o IDECAN foi declarado vencedor da licitação para organizar o certame. Segundo o termo de referência, serão ...