Concursos PM e Bombeiros PE: comandantes discutem novos editais

Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 12h09m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

A realização de novos concursos para Segurança Pública de Pernambuco esteve em pauta em reunião realizada na segunda-feira, 20. A estimativa é que sejam publicados editais para ingresso na Polícia Militar (PM PE) e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBM PE). 

A reunião contou com a presença do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e dos comandantes da PM PE e do Corpo de Bombeiros, José Roberto Santana e Rogério Coutinho, respectivamente.

A conversa abordou infraestrutura física , logística e equipamentos para órgãos operativos. Além de pontos relativos aos profissionais de segurança, como recomposição salarial e novos concursos públicos.

De acordo com publicação, a conversa entre as autoridades tratou sobre avanços nas propostas apresentadas pelos comandantes.

 

“Nosso foco nessas pautas é proporcionar mais qualidade de vida e de trabalho aos nossos servidores, tendo como objetivo final reduzir os índices de criminalidade e garantir a paz na sociedade”, pontuou o secretário.

Os últimos concursos PM e Bombeiros PE foram realizados entre 2017 e 2018. Com a proximidade do término da validade das seleções, as corporações já se movimentam para publicação de novos editais. 

As propostas trataram sobre infraestrurura física, logística e equipamentos para órgãos operativos. Além disso, também conversaram sobre os profissionais de segurança, como recomposição salarial e novos concursos públicos.

“Nosso foco nessas pautas é proporcionar mais qualidade de vida e de trabalho aos nossos servidores, tendo como objetivo final reduzir os índices de criminalidade e garantir a paz na sociedade”, declarou o secretário Humberto Freire.

Ainda não há informações sobre vagas, cargos, salários e escolaridade. Tais dados devem ser divulgados nos próximos dias. A seguir, confira como foram os últimos concursos para a PM e Corpo de Bombeiros de Pernambuco:

Concurso Polícia Penal PE

Entre os editais de concurso Policial PE mais aguardados para Pernambuco, há o edital de Polícia Penal PE.

Com banca definida, falta somente a divulgação do edital do concurso público. No entanto, em informações exclusivas dadas a equipe de jornalismo do Direção Concursos, o edital está em fase de análise jurídica.

O concurso Polícia Penal pretende ofertar 200 vagas para provimento imediato, além de 800 oportunidades no cadastro de reservas no cargo de policial penal.

O último concurso da Agepen PE foi realizado em 2017 e ofertou 85 vagas.

A remuneração é de R$3.872,82, com vencimento base de R$1.638,21, acrescido de valor ao vencimento a título de Risco Penitenciário.

Em postagem nas redes sociais, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco divulgou a realização da reunião do secretário e do comando-geral da PMPE e do Corpo de Bombeiros, José Roberto Santana e Rogério Coutinho.

 

Últimos concursos foram para soldados e oficiais

Em junho de 2018, foi divulgado o edital de concurso com 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio. 

As demais 80 oportunidades foram para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). Para oficial da PM PE, o requisito foi a graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos deveriam preencher requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria;
  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

As provas objetivas para soldados da PM PE foram compostas por 60 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para o cargo de oficial da PM PE, a prova teve 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Além da prova objetiva, os candidatos ainda foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica. 

Último concurso Bombeiros PE para soldados foi em 2017

O edital do último concurso Bombeiros PE para soldados foi divulgado em janeiro de 2017. Na época, foram ofertadas no concurso 300 vagas para a carreira. 

Os requisitos eram: o nível médio e idade mínima de 18 anos completos até o ingresso no cargo e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso. 

Também era preciso ter habilitação, no mínimo, na Categoria B e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. 

As atribuições do cargo incluem: aplicar procedimentos de Salvamento, Combate a Incêndio e Atendimento Pré-Hospitalar; realizar vistorias técnicas; e ser capaz de realizar tarefas variadas, reconhecendo as condições de segurança, a cena e a situação da ocorrência.

O concurso foi organizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/CONUPE). Os candidatos foram submetidos a várias etapas de seleção. Entre elas: provas objetiva, discursiva, avaliação física, psicotécnica, médica, investigação e curso de formação.

 As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Recife, Arcoverde, Caruaru e Petrolina. Foram cobradas 80 questões objetivas, mais uma redação dissertativa. 

O exame contou com questões de Atualidades, Biologia, Conhecimentos de Informática, Direito Constitucional, Física, História de Pernambuco e Língua Portuguesa. Os aprovados no concurso ainda passaram por um Curso de Formação e Habilitação de Praças. 


 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Saiu a banca organizadora do Concurso Agente de Trânsito de Petrolina-PE

Atenção, concurseiros! Acaba de ser escolhida, a banca organizadora do Concurso para a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina - AMMPLA. De acordo com o Diário Oficial, o certame será organizad...

Relacionada
Concurso Mossoró RN tem edital publicado com quase 2 mil vagas

Foi publicado o primeiro edital do concurso Mossoró RN, com oportunidades para a área da Saúde. A prefeitura, localizada no Estado do Rio Grande do Norte, oferta quase 2 mil vagas, sendo 330 imediatas...

Relacionada
Concurso PM PB e Bombeiros PB terá 1.100 vagas e edital em maio

Boa notícia para os candidatos que esperam pelo concurso PM PB e Bombeiros PB. Os preparativos avançara, o quantitativo de vagas foi confirmado e já há um cronograma previamente definido, cujo edital ...