Município de Goiana é retirado da Região Metropolitana do Recife

Publicado em 18 de novembro de 2020 às 16h19m
Por Professor Isaquel Silva

O município de Goiana deixou de fazer parte da Região Metropolitana do Recife (RMR), após revisão feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A RMR conta agora com 14 municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata e a capital pernambucana.

Desta forma, Goiana integra a Zona da Mata Norte. A revisão dos municípios das regiões metropolitanas (RMs), Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs) e Aglomerações Urbanas é feita semestralmente pelo IBGE. O trabalho é realizado desde 2013.

O IBGE informa que existem 74 regiões metropolitanas no Brasil.

Na Paraíba há 12; em Santa Catarina, 11; em Alagoas, nove; e no Paraná, oito. Em todo o País, existem ainda cinco aglomerações urbanas, sendo três em São Paulo e duas no Rio Grande do Sul. Após a revisão deste semestre, não houve mudanças nas RIDEs nem em outras RMs.

A inclusão do município no Grande Recife foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em dezembro de 2017, a partir de um projeto de lei do deputado Ricardo Costa (MDB). Em janeiro de 2018, a cidade passou a fazer parte da Região Metropolitana (veja vídeo acima). Em março de 2020, no entanto, um novo projeto de lei da Alepe propôs o retorno de Goiana para a Zona da Mata.

Na proposta, o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB) alegou que a cidade perdeu benefícios fiscais ao migrar para a Região Metropolitana e que a população e comerciantes da área pediram para que o município fosse reintegrado à Mata Norte do estado. O projeto foi aprovado pelos deputados estaduais em março de 2020 e, em abril, foi sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB).

 

Fonte: JC/G1.

Fale Conosco

Se você precisa de ajuda, estamos sempre prontos para lhe atender. Fale conosco através do chat que fica no canto inferior direito do nosso site. Caso prefira estamos disponíveis em outros meios listados abaixo:
Dúvidas? Acesse nossa página de perguntas frequentes.

F.A.Q. - Perguntas Frequentes