Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Município de Goiana é retirado da Região Metropolitana do Recife

Publicado em 18 de novembro de 2020 às 15h19m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O município de Goiana deixou de fazer parte da Região Metropolitana do Recife (RMR), após revisão feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A RMR conta agora com 14 municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata e a capital pernambucana.

Desta forma, Goiana integra a Zona da Mata Norte. A revisão dos municípios das regiões metropolitanas (RMs), Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs) e Aglomerações Urbanas é feita semestralmente pelo IBGE. O trabalho é realizado desde 2013.

O IBGE informa que existem 74 regiões metropolitanas no Brasil.

Na Paraíba há 12; em Santa Catarina, 11; em Alagoas, nove; e no Paraná, oito. Em todo o País, existem ainda cinco aglomerações urbanas, sendo três em São Paulo e duas no Rio Grande do Sul. Após a revisão deste semestre, não houve mudanças nas RIDEs nem em outras RMs.

A inclusão do município no Grande Recife foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em dezembro de 2017, a partir de um projeto de lei do deputado Ricardo Costa (MDB). Em janeiro de 2018, a cidade passou a fazer parte da Região Metropolitana (veja vídeo acima). Em março de 2020, no entanto, um novo projeto de lei da Alepe propôs o retorno de Goiana para a Zona da Mata.

Na proposta, o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB) alegou que a cidade perdeu benefícios fiscais ao migrar para a Região Metropolitana e que a população e comerciantes da área pediram para que o município fosse reintegrado à Mata Norte do estado. O projeto foi aprovado pelos deputados estaduais em março de 2020 e, em abril, foi sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB).

 

Fonte: JC/G1.

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Rota das 11 História de Pernambuco PMPE; Baixe Conteúdo gratuito

O tão aguardardo Edital da Polícia Militar de Pernambuco foi publicado.  O concurso oferta de 2.700 vagas, sendo 2.400 vagas para a carreira de Soldado e 300 vagas para a carreira de Oficial. As va...

Relacionada
Concurso Bombeiro PE: são 660 vagas! Resultados divulgados e prazo de recursos

Os resultados preliminares das provas do concurso Bombeiro PE (Corpo de Bombeiros do Pernambuco) foram divulgados. A etapa foi aplicada no dia 21 de janeiro. Resultados da prova objetiva Ag...

Relacionada
Concurso Guarda Moreno-PE: comissão formada!

A Secretaria de Administração e Defesa Social do Município de Moreno (Região Metropolitana do Recife) publicou uma portaria que instituiu a Comissão Fiscalizadora do Concurso Público da Guarda Civil M...