Apesar de previsto, concurso PM PI segue sem banca e vagas

Por Professor Isaquel Silva

Quem aguarda o novo concurso PM PI pode ter que esperar mais um pouco até a publicação do edital. Isso porque, apesar de previsto para este mês, conforme adiantou o governador do Piauí, Wellington Dias, a seleção segue sem vagas e banca definidas.
"Anuncio que, ainda neste mês de outubro, devemos liberar o edital para o concurso", disse o governador no último dia 8.
Apesar do anúncio do governador, nesta quinta-feira, 22, a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP PI) informou à Folha Dirigida que ainda está em análise o quantitativo de vagas e o cronograma.
"Ainda sem previsão de publicação de edital e nenhuma banca contratada", completou a SSP.
Desta forma, é possível que o concurso PM PI não seja aberto neste mês de outubro. Em relação ao número de vagas, o governador adiantou que:
"O objetivo é completar as regiões onde o número de profissionais é baixo. A meta é alcançar 1 policial para cada 100 mil habitantes e reforçar nossas fronteiras", disse Wellington Dias.
Em janeiro deste ano, o Governo do Piauí afirmou que realizaria um novo concurso PM PI. A seleção seria anunciada até maio, com oferta de vagas para o recém-criado 21º Batalhão de Polícia de Altos e as demais unidades.
Apesar da previsão, o edital poderia ainda ser anunciado em março. Procurada por Folha Dirigida, na época, a Secretaria de Segurança informou que foram solicitadas ao governo mais de mil vagas, devendo a seleção ser aberta em março e não em maio.
Em janeiro, a Secretaria informou que a autorização ainda era aguardada. No entanto, com o início da pandemia de Coronavírus, o concurso não ocorreu.
O edital é esperado desde 2019, quando o comandante geral da Polícia Militar, Lindomar Castilho, afirmou que havia a necessidade de uma seleção com oferta de 500 vagas.
O intuito, segundo o coronel, seria repor as saídas programadas para os próximos anos. Ainda de acordo com o comandante, o concurso PM PI precisaria do aval do governo.
As oportunidades previstas são para o cargo de soldado. Porém, até o momento, a corporação não confirmou quais carreiras serão contempladas.
Resumo sobre a seleção
- Órgão: Polícia Militar do Estado do Piauí
- Cargos: soldado (previsto)
- Vagas: mais de mil solicitadas
- Requisito: a definir
- Remuneração: a definir
- Banca: a definir
- Status: previsto
Último concurso PM PI ocorreu em 2017
O último concurso PM PI, para soldados, ocorreu em 2017. Naquele ano, o edital foi divulgado em março, com uma oferta de 400 vagas para a carreira, distribuídas por homens e mulheres com nível médio.
O vencimento inicial, em 2017, era de R$3.100. A lotação dos classificados ocorreu nos batalhões de Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus, no Piauí.
Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, exame de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF), exame psicológico e investigação social.
A primeira etapa, o exame objetivo, contou com 60 questões entre:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Conhecimentos Gerais;
- Noções de Informática; e
- Conhecimentos Específicos.
Depois de alguns problemas, como o cancelamento de provas, o concurso PM PI chegou ao fim em novembro de 2017.
Apesar de ter tido mais de 32 mil inscritos, a seleção não preencheu as 400 vagas, tendo apenas 331 candidatos aprovados.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Prefeitura de Caruaru PE prorroga inscrições para concursos
10 de Janeiro de 2024Concurso Igarassu PE: inscrições terminam nesta segunda-feira (19)
10 de Janeiro de 2024EXCLUSIVO! Confira detalhes do Concurso da Prefeitura de Bom Jardim-PE