Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concursos PM e Bombeiros: PL fixa idade máxima para ingresso

Publicado em 14 de outubro de 2020 às 10h30m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O Projeto de Lei (PL) 1469/20 estabelece idade máxima para o ingresso, por meio de concursos públicos, na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros de todo o país.

Pela proposta, ficam definidas as idades de 35 anos, para os quadros de oficiais e praças, e de 40 anos, para os oficiais médicos, de saúde e outras especializações.

A proposta já está em tramitação na Câmara dos Deputados. Se aprovados, os dispositivos serão inseridos na Lei de Reorganização da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

O autor da proposta, o deputado Guilherme Derrite (PP), explica que hoje não há padronização no país, em relação às idades máximas para ingresso nos concursos PM e Bombeiros.

"Em muitos estados verifica-se, nos editais de concursos públicos, idade limite fixada em critérios desarrazoados, desproporcionais e distantes da realidade da expectativa de vida dos brasileiros", afirma.
 

Ainda segundo o deputado, em décadas passadas era razoável fixar a idade-limite em torno de 20 anos.

"Nos dias atuais, tal medida revela-se totalmente anacrônica e, em última análise, inconstitucional", conclui.

O PL segue em tramitação e, no momento, aguarda o despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para ser avaliado pelo plenário.

Mais de 80% concordam com PL

Enquanto o Projeto de Lei não é avaliado no Congresso, o público pode dar sua opinião, em relação à proposta, no site da Câmara dos Deputados.

Até o momento, pelo menos 86% dos votantes concordaram "totalmente" com o PL do deputado Guilherme Derrite. Já 3% concordaram com a "maior parte".

Por outro lado, 2% alegaram que discordaram da maior parte, enquanto 9% discordaram totalmente com o Projeto de Lei.

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
CONSULPAM divulga gabaritos definitivos do Concurso Guarda Olinda-PE

As provas do Concurso para a Guarda Municipal de Olinda foram aplicadas no dia 3 de setembro. Foram 14.256 inscritos na disputa de 22 vagas de ampla concorrência mais duas para PCDs e 100 no cadastro ...

Relacionada
Câmara Municipal de Ipojuca - PE retifica Concurso Público com 17 vagas

No estado de Pernambuco, a Câmara Municipal de Ipojuca retificou novamente o Concurso Público, organizado pelo Instituto Sustente, que tem como objetivo preencher 17 vagas, além de formar cadastro res...

Relacionada
Paraíba tem mais de 200 vagas abertas em concursos públicos

A Paraíba conta com seis editais de concursos e processos seletivos com inscrições abertas. As vagas são destinadas para níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os salários variam entre R$ 1.32...