Concurso PMPE 2026/2027: saiba quantos candidatos terão a redação corrigida e os critérios de corte do Instituto AOCP

Por Professor Isaquel Silva
Critério rigoroso estabelece limites por cotas para Soldado e Oficial; etapa discursiva é decisiva para avançar aos exames médicos e TAF.
Com a aproximação das provas do concurso público da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), marcadas para o dia 21 de fevereiro de 2027, os candidatos intensificam a atenção não apenas no conteúdo programático das provas objetivas, mas também nas exigências para ter a Prova Discursiva de Redação corrigida pela banca examinadora, o Instituto AOCP.
De caráter eliminatório e classificatório, a etapa da redação representa o principal filtro intermediário do certame. Para ter o texto avaliado pela comissão, não basta atingir a pontuação mínima na prova objetiva: é indispensável estar classificado dentro das linhas de corte estabelecidas no item 12 e na Tabela 12.1 do edital de abertura, considerados todos os candidatos empatados na última colocação de cada lista.
Limites de correção para o cargo de Soldado
Para o cargo de Soldado da Polícia Militar (QPMG), que concentra o maior volume de inscritos com 1.250 vagas imediatas, a banca corrigirá mais de 7.400 textos dissertativos distribuídos entre as diferentes modalidades de concorrência:
-
Ampla Concorrência: até a 4.866ª posição;
-
Pretos e Pardos: até a 1.878ª posição;
-
Pessoas com Deficiência (PcD): até a 378ª posição;
-
Indígenas: até a 228ª posição;
-
Quilombolas: até a 150ª posição.
Os concorrentes que não alcançarem classificação dentro desses tetos limites estarão sumariamente eliminados do concurso público, sem possibilidade de remanejamento de vagas de correção entre as cotas.
Tetos de correção para Oficiais
Nos quadros de Segundo-Tenente, a concorrência para a correção das redações opera com margens mais enxutas devido ao número de vagas ofertadas:
-
Oficiais Combatentes (QOPM): serão avaliadas até a 156ª posição na Ampla Concorrência, 60ª entre Pretos e Pardos, 12ª para PcD, 6ª para Indígenas e 6ª para Quilombolas.
-
Oficiais Médicos - Clínica Geral (QOM): até a 60ª colocação na Ampla Concorrência, 24ª entre Pretos e Pardos, e 6ª colocação para cada uma das cotas de PcD, Indígenas e Quilombolas.
-
Oficiais Médicos - Cirurgia Geral (QOM): até a 18ª colocação na Ampla Concorrência, e até a 6ª nas cotas de Pretos e Pardos, PcD, Indígenas e Quilombolas.
-
Oficiais Dentistas (QOD): até a 36ª colocação na Ampla Concorrência, 18ª entre Pretos e Pardos, e 6ª colocação para PcD, Indígenas e Quilombolas.
Grade de notas e regras de desclassificação
A Prova Discursiva consiste na elaboração de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, com extensão obrigatória de 15 a 20 linhas.
A pontuação total e a nota de corte variam conforme a carreira:
-
Soldado: a redação vale até 40 pontos, sendo necessário obter no mínimo 12 pontos (30%) para aprovação.
-
Oficial: a pontuação máxima é de 30 pontos, exigindo-se ao menos 9 pontos para prosseguir no concurso.
A correção é estruturada em quatro eixos de avaliação: atendimento ao tema e informatividade da argumentação; coesão e coerência textual; atendimento à estrutura dissertativa; e domínio da modalidade gramatical padrão. O edital adverte expressamente que acarretará nota zero imediata a fuga ao tema, o desrespeito à tipologia dissertativa, a entrega de folha em branco, o uso de lápis, grafia ilegível e qualquer sinal ou menção que permita a identificação do participante.
A publicação do resultado preliminar da Prova Discursiva abrirá prazo formal para interposição de recursos contra o espelho de correção na página oficial do Instituto AOCP.
VENHA FICAR BEM PREPARADO OS CONCURSOS EM PERNAMBUCO!
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Edital da Guarda do Recife-PE com 400 vagas pode sair já em novembro


