Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Operação investiga fraudes em concursos públicos de AL e PE; três pessoas foram presas

Publicado em 18 de agosto de 2026 às 10h09m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL), em conjunto com o Ministério Público de Pernambuco (MP-PE), realizou, nesta terça-feira (18), uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar concursos públicos nos dois estados.

Entre os certames investigados por suspeita de manipulação está o concurso da Guarda Municipal de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió.

De acordo com o MP-AL, foram cumpridos três mandados de prisão e oito de busca e apreensão. Três pessoas foram presas, entre elas um homem e a filha deleAs prisões aconteceram em Rio Largo (AL) , em Camaragibe (PE) e em Igarassu(PE).

Segundo o Ministério Público, duas das pessoas presas são reincidentes e tiveram a prisão decretada recentemente por crimes semelhantes relacionados a fraudes em concursos públicos. Os nomes delas não foram informados.

As investigações apontam que os suspeitos utilizavam diferentes estratégias e mecanismos para fraudar os concursos, com o objetivo de favorecer determinados candidatos.

Durante o cumprimento dos mandados, os Ministérios Públicos apreenderam dispositivos eletrônicos, pelo menos uma arma, além de documentos. Os materiais serão analisados pelas equipes responsáveis pela investigação

O promotor de Justiça Kleber Valadares afirmou que a análise dos materiais deve contribuir para a identificação e sistematização de novas provas, além de aprofundar as informações já reunidas pelos MPs.

“A expectativa é de que os dados e os depoimentos também possam revelar outras conexões entre os investigados e esclarecer a dinâmica utilizada pela organização para a prática das fraudes”, explicou Valadares.

O nome da operação faz referência a Babet, personagem da obra "Os Miseráveis", de Victor Hugo. Na história, ele é apresentado como um indivíduo que utiliza fraude, disfarce e manipulação para assumir diferentes papéis e enganar outras pessoas.

Fonte: g1.