Governador da Bahia anuncia pacote de concursos; Segurança vem em até 15 dias

Publicado em 29 de outubro de 2025 às 15h29m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta terça-feira (28), a autorização de oito novos concursos públicos para o provimento de 890 vagas em 16 diferentes carreiras da administração pública estadual. O anúncio foi feito durante a cerimônia em celebração ao Dia do Servidor Público, em Salvador. A medida tem como objetivo renovar os quadros efetivos e reforçar áreas essenciais do Estado, como Meio AmbienteRecursos HídricosObras PúblicasFiscoRegulaçãoPolíticas PúblicasGestão GovernamentalProcuradoria e Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais.

“Eu prometi que no dia do servidor público nós anunciaríamos um conjunto de concursos. Nós teremos concursos para áreas estratégicas da administração pública em setores jurídicos e técnicos, como para o Meio Ambiente, por exemplo, e semana que vem, no máximo, eu farei outro pacote de ações para segurança pública, e é possível que lá também a gente possa anunciar concursos para a área”, afirmou o governador.

Concursos reforçarão carreiras típicas do Estado

Os novos certames têm previsão de contratações a partir de janeiro de 2027 e buscam recompor carreiras típicas de Estado, como Auditor Fiscal e Procurador, cujas funções não podem ser desempenhadas por terceirizados ou servidores contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Segundo o governo, a iniciativa também atende demandas de órgãos que há anos não passam por renovação de seus quadros permanentes.

Distribuição das vagas por órgão

Na Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), serão ofertadas 200 vagas, sendo 100 para o cargo de Auditor Fiscal e 100 para o cargo de Agente de Tributos. Já a Procuradoria Geral do Estado (PGE) terá 135 vagas, distribuídas entre os cargos de Procurador (20), Assistente (50) e Analista de Procuradoria (65).

Na área ambiental, o governo prevê a seleção de 110 técnicos e especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que irão atuar na Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O objetivo é fortalecer a gestão e fiscalização das políticas ambientais do Estado.

Oportunidades em obras públicas e defesa agropecuária

Outras 120 vagas serão destinadas a Especialistas e Técnicos em Obras Públicas para atuação nas Secretarias da AdministraçãoInfraestrutura e Desenvolvimento Urbano. Além disso, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) ofertará 160 vagas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário e 40 vagas para Técnico em Fiscalização Agropecuária, reforçando o sistema de inspeção e vigilância sanitária no setor produtivo rural.

Concursos para regulação e produção de informações

Em paralelo, o governo abrirá seleções para os cargos de Especialista e Técnico em Regulação (40 vagas), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (50) e Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais (35). Esses profissionais serão absorvidos pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) e pelas secretarias da Administração (Saeb) e Planejamento (Seplan).

Os aprovados irão compor o quadro efetivo da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), responsável por gerar e analisar dados que subsidiam políticas públicas estaduais. Com essa iniciativa, o governo busca fortalecer a capacidade técnica do Estado e garantir a continuidade de ações estratégicas em áreas essenciais.

Fonte: Muita Informação.