Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Concurso TJ PE: retificação que alterava notas mínimas é anulada

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 09h29m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ PE) revogou a Retificação nº 03, que alterava as notas mínimas necessárias para a aprovação na prova objetiva do seu concurso público. A decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta terça-feira (14/10), anula integralmente as mudanças feitas dias após a aplicação das provas, restabelecendo os critérios do edital original.

Retificação nº 03, publicada em 13 de outubro, ajustava os valores das notas mínimas tanto para candidatos de ampla concorrência quanto para cotistas (PCD, negros e indígenas). A justificativa do TJ PE era a de que os critérios anteriores “não correspondiam, de forma exata, à distribuição dos pontos por questão”. No entanto, a alteração gerou questionamentos entre os candidatos, já que foi realizada semanas depois da aplicação da prova.

A principal mudança proposta pela retificação era a substituição de valores decimais por números inteiros, simplificando o cálculo da pontuação mínima. No entanto, com a revogação, voltam a valer as regras do Edital nº 01/2025, de 07 de julho.

A publicação foi assinada pelo desembargador Ricardo Paes Barreto, presidente do TJ PE, que determinou: “Tomar sem efeito, em sua integralidade, a Retificação n° 03”.

Confira, abaixo, publicação em Diário da Justiça:

Organizado pelo IBFC, o concurso TJ PE oferta oportunidades em cadastro reserva para os cargos de Oficial de Justiça, Técnico Judiciário e Analista Judiciário. O salário inicial é de até R$ 7.634,45.

Confira, abaixo, as especialidades ofertadas:

Técnico Judiciário – Nível médio

  • Função: Judiciária
  • Função Apoio Especializado/Programador de Computador

Oficial de Justiça

  • Oficial de Justiça

Analista Judiciário

  • Função: Judiciária
  • Função Apoio Especializado/Analista de Sistemas

As provas objetivas e discursiva foram aplicadas no dia 21 de setembro para Técnico Judiciário e no dia 28 de setembro de 2025 para Analista Judiciário e Oficial de Justiça.

As avaliações foram realizadas nas cidades de Recife/Região Metropolitana, Arcoverde, Carpina, Caruaru e Petrolina.

O edital, destinado à formação de cadastro de reserva, atraiu um total de 125.888 inscritos, conforme divulgado pela banca organizadora IBFC.