Concursos MA: governador anuncia editais na Segurança e Educação

Por Professor Isaquel Silva

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou a realização de novos concursos MA para a Educação e também para a Segurança Pública, com vagas na Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
O anúncio foi feito na terça-feira, 7, durante evento na cidade de Imperatriz. De acordo com o governador, um estudo amplo possibilitou a realização dos concursos.
"Eu sempre estudo muito antes de tomar uma decisão, porque quando a gente estuda muito, conversa muito, a gente acerta mais. Realizamos um estudo amplo com relação aos concursos públicos, tem várias secretarias que já estão ficando sem funcionário. O estudo já está pronto e agora vamos lançar os concursos para o Corpo de Bombeiros, para Polícia Militar, para a Polícia Civil, para professores e outras áreas", disse o governador.
O número de vagas e os cargos ainda não foram revelados. Porém, o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) do Maranhão para 2026 já traz uma estimativa.
O texto prevê o total de 5.696 vagas para provimento por concurso público.
O destaque é para a Secretaria de Educação, com 2.300 vagas. A Segurança Pública aparece em seguida, com previsão de 2.292 vagas para a Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Legal e Corpo de Bombeiros.
Confira a lista completa na tabela abaixo:
Preparativos dos concursos Segurança MA foram iniciados em 2024
O Governo do Maranhão começou a preparar os concursos para a área de Segurança em 2024, quando formou comissões organizadoras para se dedicarem a esse propósito.
Apesar dos cargos ainda não estarem confirmados, para o concurso PC MA, são esperadas vagas para delegado, escrivão e investigador.
No caso do concurso do Corpo de Bombeiros MA e da Polícia Militar MA, as oportunidades podem ser destinadas a praças/soldados e a oficiais.
Já para o concurso Perícia Criminal MA, ainda não há informações sobre as possíveis especialidades e cargos que deverão ser contemplados.
O órgão tem em sua estrutura os cargos de peritos criminais, médicos legistas, odontolegista, farmacêutico legista, além de auxiliares de perícia e demais servidores da área Administrativa.
Os salários da área de Segurança variam de R$4 mil a mais de R$20 mil, no caso de delegado da Polícia Civil.
Justiça determinou a realização de novo concurso PC MA
A Justiça do Maranhão determinou a realização de um novo concurso PC MA para escrivão, investigador, delegado e perito oficial, até junho de 2026.
Segundo a ação, há um déficit de cerca de 160 delegados em São Luís, além de um quadro geral de servidores insuficiente para atender às demandas da população.
Conforme o texto, o Estado deverá destinar a quantidade adequada de servidores, por cargo e por delegacia, de modo a atender à circunscrição de cada Unidade Policial de São Luís.
O Estado ainda deverá promover a manutenção da infraestrutura física das delegacias, além dos equipamentos e insumos necessários para o funcionamento. O último concurso PC MA foi em 2017.
Fonte: Folha Dirigida.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concursos MA: governador anuncia editais na Segurança e Educação
10 de Janeiro de 2024Governo de PE suspende inscrições para o Concurso Público Unificado
10 de Janeiro de 2024URGENTE! Saiu o Edital Agente de Trânsito de Paulista-PE: 30 vagas!