Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Saiu Edital Concurso ACS Quipapá-PE: 16 vagas e inicial de R$3 mil

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 11h10m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O Município de Quipapá, Estado de Pernambuco, por meio do Fundo Municipal de Saúde, torna público o presente edital de concurso público, destinado ao provimento de 16 (DEZESSEIS) VAGAS para o cargo de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, cargo efetivo no quadro permanente do Município, conforme as condições estabelecidas neste instrumento, com fundamento na Dispensa de Licitação nº 018/2025 e no Contrato nº 057/2025, sob a supervisão da Comissão designada para esse fim.

A execução das etapas do concurso ficará a cargo do Instituto Igeduc.

O presente concurso público será realizado conforme as etapas abaixo discriminadas:

  • Prova objetiva com 40 questões de 4 alternativas Eliminatório e classificatório
  • Avaliação de títulos Classificatório
  • Comprovação de residência Eliminatório
  • Curso de formação inicial Eliminatório

Nos termos do art. 37, inciso III, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o presente concurso público terá validade de 2 (dois) anos, contados da data de homologação do resultado definitivo, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura de Quipapá (PE), responsável pela homologação, convocação dos candidatos aprovados e análise dos requisitos para posse.

A inscrição neste concurso público deverá ser realizada exclusivamente por meio do formulário de inscrição eletrônico, disponível na Área do Candidato no site do Instituto Igeduc: https://igeduc.selecao.net.br/informacoes/117. 3.3. A prova objetiva será realizada prioritariamente no Município de Quipapá, compreendendo as instituições de ensino e prédios do município, conforme disponibilidade de locais e quantitativo de inscritos. 

A taxa de inscrição é de R$56,00.

Serão isentos do pagamento de taxa de inscrição os candidatos que pertençam a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional, nos termos do que dispõe o Decreto Federal nº 6.593/2008 e o Decreto Federal nº 11.016/2022. O candidato que deseja solicitar a habilitação para a isenção deverá acessar a Área do Candidato no site do Igeduc no período previsto no cronograma contido no ANEXO I deste edital, e preencher corretamente o formulário eletrônico de pedido de isenção, para declarar a sua hipossuficiência. 4.3. Os candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição deverão obrigatoriamente preencher, assinar e enviar o FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO, conforme modelo constante na página do concurso público (https://igeduc.selecao.net.br/informacoes/117) juntamente com a documentação comprobatória exigida neste edital.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada exclusivamente na data prevista no cronograma, em local e horário informados no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), abrangendo os conteúdos programáticos constantes deste edital. 6.2. O Instituto Igeduc definirá os locais de aplicação após criteriosa análise de escolas e espaços disponíveis nos polos indicados, observando critérios de adequação, conforto e segurança.

A realização da prova objetiva obedecerá aos horários abaixo discriminados e será ajustada ao horário de Brasília (DF):

TURNO: TARDE

ABERTURA DOS PORTÕES: 12 horas F

FECHAMENTO DOS PORTÕES: 12 horas e 45 minutos

INÍCIO DAS PROVAS: 13 horas SAIDA COM CADERNO DE PROVAS: 15 horas

TÉRMINO DAS PROVAS: 16 horas

DURAÇÃO DAS PROVAS: 3 (três) horas

O ingresso no local de realização da prova objetiva será permitido até o fechamento dos portões, sendo recomendado que os candidatos compareçam com antecedência máxima de 30 minutos. Após esse horário, será vedado o acesso de candidatos ou de acompanhantes de criança de colo, bem como a entrega de qualquer material aos candidatos já ingressos.

O candidato deverá portar exclusivamente caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, e documento oficial de identificação com foto atual, nítida e legível, não sendo aceitos documentos ilegíveis, digitais, cópias ou documentos não reconhecidos por lei como de identidade.

As questões da prova objetiva serão estruturadas de acordo com a tabela a seguir:

CARGO: Agente Comunitário de Saúde

CONHECIMENTOS GERAIS: 20 (vinte)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 20 (vinte)

TOTAL DE QUESTÕES: 40 (quarenta)

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 40 (quarenta) pontos

As provas objetivas estão previstas para 30 de novembro. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.

As questões de conhecimentos gerais compreenderão os temas a seguir:

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa (10 questões): compreensão e interpretação de textos, concordância verbal e nominal e regras de acentuação.

Informática (10 questões): Microsoft Excel, Microsoft Word, segurança na Internet, ambiente Windows.

 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS: Trabalho em equipe de saúde e práticas em saúde da família. Conduta profissional. Princípios e diretrizes do SUS e as políticas públicas de saúde. Sistema Municipal de Saúde: estrutura, funcionamento e responsabilidades. Cultura popular, práticas tradicionais de saúde e a estratégia de saúde da família na atenção básica à saúde. Conceitos, importância e práticas de comunicação intersubjetiva e em educação popular. Família: socioantropologia e psicologia da família. moral, preconceitos e aceitação ativa da diferença. Eventos vitais e sociais: nascimento, infância, adolescência, maturidade e envelhecimento. adoecimentos e morte. casamento, separação e uniões familiares diversas. vida produtiva, aposentadoria e desemprego. alcoolismo, drogas e atos ilícitos e a abordagem familiar ou de redução de danos etc. Acompanhamento de família e grupos sociais: conceito e práticas de educação popular em saúde. Leis Nos 11.350/06, 6.279/77, 8.080/90, 8.142/90, 7.325/11 e 11.041/12. Portaria 3.252/09. Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Estatutos da Criança, do Adolescente e do Idoso.