Novo concurso Detran RN é autorizado e terá edital até novembro

Publicado em 03 de setembro de 2025 às 15h48m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O novo concurso Detran RN foi oficialmente autorizado nesta quarta-feira, 3, pela governadora Fátima Bezerra. A seleção contará com uma oferta de 80 vagas para provimento efetivo, além de cadastro de reserva.

A chefe do executivo assinou o decreto de autorização durante visita às obras da sede do Detran, em Natal.

Segundo ela, o edital está previsto para ser publicado até novembro, com provas sendo realizadas em janeiro de 2026. As datas ainda não foram reveladas e devem ser confirmadas posteriormente.

Também não foram confirmados os cargos que serão ofertados nesta nova seleção. Veja o que disse a governadora:

“Pessoal, vai ter concurso para o Detran, sim! Acabei de assinar o ato de autorização. O edital vai ser publicado até novembro e as provas já em janeiro. E até dezembro nós entregaremos a reforma aqui do Detran, uma reforma completa.

Vai ser um novo Detran, para que a gente possa avançar cada vez mais, fazendo um atendimento cada vez mais humanizado, eficiente e acolhedor para a população e a sociedade.”

O registro da autorização foi publicado pela governador em seu perfil nas redes sociais.

O próximo passo será a criação de uma comissão organizadora, responsável por dar início aos procedimentos licitatórios para a escolha da banca. A instituição contratada ficará encarregada de receber as inscrições e aplicar as provas.

Como foi o último concurso Detran RN?

O mais recente concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte ocorreu em 2010, sob a organização da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na ocasião, foram ofertadas 285 vagas para candidatos de níveis médio, técnico e superior. Entre as funções contempladas, estavam assistente, assessor, analista de suporte, eletricista programador, programador e vistoriador/emplacador.

O interesse foi expressivo: mais de 31 mil candidatos se inscreveram para participar da seleção.

A avaliação foi composta por prova objetiva, que incluiu as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 12 questões;
  • Informática: seis questões;
  • Conhecimentos da área técnica: 24 questões;
  • Legislação de Trânsito: 12 questões;
  • Conhecimentos Gerais: seis questões.