PE empossa 2.299 novos policiais militares para reduzir déficit de efetivo

Por Professor Isaquel Silva

Pernambuco empossou, ontem, 2.299 novos policiais militares para reforçar a segurança no estado e reduzir o déficit de quase 40% no efetivo. A cerimônia ocorreu na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana. Antes da realização do concurso público, em 2024, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) contava com pouco mais de 15 mil homens e mulheres nas suas fileiras.
Os novos PMs concluíram sete meses de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), polos Curado e Imbiribeira, sob supervisão da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES). O curso, realizado entre dezembro de 2024 e julho de 2025, foi a última etapa antes do ingresso efetivo na corporação. A turma foi composta por 1.979 homens e 320 mulheres, que passam a integrar o Quadro Policial Militar Geral (QPMG) da corporação.
A governadora Raquel Lyra informou que os policiais começam a atuar em 18 de agosto em áreas mapeadas como críticas pela Secretaria de Defesa Social (SDS). De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, até o final de 2026, a força contará com 5 mil novos integrantes. No entanto, um terço deles entrará para substituir os que já estão saindo da Força.
“São homens e mulheres que dedicaram a sua formação por sete meses, que fizeram uma grande disputa para poder entrar nesse concurso e que agora vão servir ao nosso estado. Chegam num momento muito importante, em que a gente, por 15 meses consecutivos, consegue celebrar a redução de homicídio e redução de crimes contra o patrimônio”, afirmou a governadora.
O curso teve carga horária de 1.080 horas-aula e incluiu 36 disciplinas, como Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Sistema de Segurança Pública, Abordagem Policial, Simulação de Ocorrências e Tiro Policial Defensivo. A previsão é que, até agosto de 2026, sejam incorporados 7 mil novos profissionais de segurança pública.
“Em 8 de setembro começa uma segunda turma com mais 2.400 soldados. Nós temos cursos em andamento da Polícia Civil de Pernambuco, do Corpo de Bombeiros, e da Polícia Científica em breve. Então, até agosto do ano que vem, nós teremos mais 7 mil novos profissionais de segurança pública. O trabalho está sendo feito, é uma entrega importante hoje e vamos continuar trabalhando para reduzir a criminalidade do estado”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
De acordo com o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Pernambuco possui atualmente 21.491 policiais civis e militares, enquanto a recomendação da ONU é de 34.940 para atender à população. O déficit de 13.449 agentes corresponde a 38,5% do efetivo necessário. Entre 2013 e 2023, o efetivo da Polícia Militar de Pernambuco diminuiu 16,9%. Em 2013, havia 19.926 PMs em atividade.
Fonte: Diario de Pernambuco

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024PE empossa 2.299 novos policiais militares para reduzir déficit de efetivo
10 de Janeiro de 2024Formados, novos PMs têm desafio de prevenir crimes
10 de Janeiro de 2024Concurso TJPE: último dia para pagamento da inscrição!