Tamandaré-PE: prefeito deve criar guarda e abrir concurso público

Por Professor Isaquel Silva

Em seu plano de governo, o prefeito de Tamandaré-PE, Isaías Honorato da Silva Marques (Carrapicho), compromete-se, na página, em criar a Guarda Civil Municipal com o objetivo de fortalecer a segurança pública.
Diante disso, o gestor afirma que abrirá concurso público para o preenchimento das vagas na nova Guarda Civil Metropolitana.
Em 2024, O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a gestão municipal de Tamandaré para garantir a conformidade do município com as disposições legais referentes à investidura nos cargos da administração pública.
Conforme o acordo, o Prefeito Isaias Honorato se comprometeu a realizar um concurso público para preencher os cargos efetivos atualmente ocupados por profissionais contratados.
Além disso, comprometeu-se a contratar uma empresa idônea para organizar o certame e publicar o edital até 8 de abril de 2025.
O Promotor de Justiça Júlio César Elihimas determinou que o município convidasse diversas bancas, como Cebraspe, FCC, FGV, UFPE e UPE, para manifestarem interesse em organizar o concurso. Após a escolha da empresa, o Prefeito deverá divulgar amplamente essa informação e agendar uma reunião com a Promotoria de Justiça e a banca para alinhar as regras do concurso.
Em caso de descumprimento do acordo, está prevista a aplicação de multa no valor de mil reais para cada cláusula descumprida.
O TAC, assinado pelo Promotor de Justiça Júlio César Elihimas, foi publicado no Diário Oficial do MPPE em 10 de abril de 2024.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso GCM Arapiraca AL: edital tem 48 vagas; Inscrições seguem abertas
10 de Janeiro de 2024Detran-RN terá novo concurso com 80 vagas, confirma secretário
10 de Janeiro de 2024Guarda Municipal de Aracaju-SE: prefeita confirma concurso