Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

OFICIAL! Concurso Unificado é adiado em todo país

Publicado em 03 de maio de 2024 às 16h23m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Agora é oficial! O Governo Federal confirmou nesta sexta-feira, 3, o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU). A aplicação estava prevista para domingo, 5 de maio, em todo o país.

"Em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será adiado em todo o país. A nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional", consta em nota oficial do Governo.

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que diante da situação climática no Rio Grande do Sul seria 'impossível aplicar as provas no estado'.

"A conclusão que a gente teve hoje é que seria impossível realizar as provas no Rio Grande do Sul, seja pelos locais de prova afetados, seja pela impossibilidade de segurança na realização das provas, seja pelo risco de vida das pessoas que estariam envolvidas nesse processo", afirmou Esther.

A mudança quanto às provas é motivada pela situação do Estado do Rio Grande do Sul que sofre com chuvas intensas desde segunda, 29. Conforme último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado, 31 pessoas morreram e mais de 17 mil estão desalojadas.

Resumo do Concurso Nacional Unificado

  • Instituto: mais de 20 órgãos do Executivo Federal
  • Situação atual: convocação para as provas
  • Banca: Fundação Cesgranrio
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Vagas: 6.640
  • Remuneração: até R$23.579,71
  • Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro
  • Data da prova objetiva: 5 de maio

 

Rio Grande do Sul tem mais de 80 mil inscritos no concurso

O Estado do Rio Grande do Sul registrou 80.348 inscritos para o Concurso Nacional Unificado. O estado tem dez cidades para aplicação das provas, sendo elas:

  • Bagé;
  • Caxias do Sul;
  • Farroupilha;
  • Passo Fundo;
  • Pelotas;
  • Porto Alegre;
  • Santa Cruz do Sul;
  • Santa Maria;
  • Santo Angelo; e
  • Uruguaiana.

O campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS), em Porto Alegre, é o que receberá mais candidatos em todo o país. Foram alocados 12.374 inscritos no local.

Assim como o restante do país, os candidatos disputam 6.640 vagas em cargos dos níveis médio e superior, com salários que podem ultrapassar os R$20 mil.

A oferta é para 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

CNU prevê a devolução de taxa de inscrição

Os editais do Concurso Unificado trazem a previsão de situações como a atual no Rio Grande do Sul. É possível a devolução da taxa de inscrição em caso de desastres naturais.

Segundo o item 11.16 do edital de abertura, "o candidato afetado por problemas logísticos, durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado, poderá solicitar a devolução do valor pago a título de taxa de inscrição em até cinco dias úteis após o dia de aplicação das provas".

Já o item 11.16.1 do documento diz que "são considerados problemas logísticos, para fins de devolução do valor pago a título de taxa de inscrição, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do CPNU devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) que incorra em comprovado prejuízo imprevisível e insuperável ao candidato".

As solicitações de reembolso deverão ser enviadas até o dia 10 de maio, por meio da Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição.

A Fundação Cesgranrio, banca organizadora do concurso, analisará as solicitações e encaminhará para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos fazer a devolução.

Segundo os editais, situações de barulho que não comprometam a aplicação da prova, assim como calor, frio ou desconforto com mobiliário durante a realização dos exames não são cenários que resultarão em devolução da taxa de inscrição.

Também não serão aceitos pedidos de ressarcimento por causa da anulação de questões e nem por registro em branco ou sem descrição completa.

Fonte: Folha Dirigida. 

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
URGENTE! Concurso Guarda Belo Jardim-PE é suspenso!

A portaria nº 483 de 19 de outubro de 2023 determinou a suspensão do Concurso da Guarda Civil Municipal de Belo Jardim, agreste pernambucano. Confira a íntegra da decisão A suspensão ocorreu em ...

Relacionada
Prefeitura de Conde-PE realizará concurso público com mais de 350 vagas

O município paraibano, Conde, já tem banca organizadora escolhida para um novo concurso público para a prefeitura. A instituição escolhida foi a Consulpam. Inclusive, o link do certame já está disponí...

Relacionada
BNB publica edital de concurso público com mais de 400 vagas nesta sexta (26)

O edital do concurso do Banco do Nordeste 2024 foi publicado na manhã desta sexta-feira (26). >> Acesse o documento aqui. <<  O certame é organizado pela Cesgranrio.  São 410 vagas para o car...