Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso FUNDAJ: 284 vagas solicitadas para novo edital

Publicado em 10 de fevereiro de 2024 às 11h01m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Um novo concurso Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco) foi solicitado e poderá ser autorizado em breve! O órgão é vinculado ao Ministério da Educação e tem por finalidade promover estudos e pesquisas no campo das ciências sociais nas Regiões Norte e Nordeste do País.

Isso porque o ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, encaminhou ofício ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos reiterando a solicitação de autorização para realização de um novo certame para a Fundação.

De acordo com o ministro, há a necessidade de fortalecer a Instituição diante do risco iminente de redução de seu quadro de pessoal nos próximos anos, o que poderia inviabilizar o funcionamento da Fundação. Camilo Santana também pediu ao MGI priorização no atendimento da demanda.

A expectativa é que sejam autorizadas, no total, 284 vagas, sendo 136 de nível médio e 148 de nível superior.

Vale mencionar que a autorização para o concurso Fundaj vem sendo solicitada há algum tempo, tendo outro pedido sido encaminhado ao MGI em maio de 2023. A Fundação ressaltou que, entre 1989 e 2006, apenas dois concursos públicos foram realizados para recomposição do quadro de pessoal.

O quadro de servidores da Fundaj é composto por 449 cargos efetivos, entre Pesquisadores, Analistas de Ciência e Tecnologia e Assistentes. Atualmente, apenas 165 servidores estão em atividade, restando 284 cargos vagos, ou seja, 63% do efetivo.

É importante destacar, ainda, que do total de servidores em atividade, 71 estão em abono de permanência, ou seja, já possuem os requisitos para se aposentarem. Outros 12 servidores serão aposentados compulsoriamente nos próximos cinco anos.

Último concurso Fundaj

O concurso público mais recente para provimento de servidores da Fundaj foi realizado no ano de 2006, pela organizadora Covest.

Na ocasião, foram ofertadas oportunidades para Analistas e Pesquisadores em diversas áreas de especialidade. Os salários iniciais oferecidos no edital variaram entre R$ 2.578,28 e R$ 5.307,03.

Confira como foi a estrutura das provas e as disciplinas cobradas em cada cargo:

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso CBMPE: resultado preliminar sai nesta sexta (16)

Está chegando o grande dia para a divulgação do resultado preliminar das provas do concurso Bombeiro PE. Sob organização do Instituto AOCP, a divulgação do edital de Pareceres dos Recursos Deferido...

Relacionada
TJ SE publica novo edital com 61 vagas para técnicos e analistas

O edital do novo concurso TJ SE foi publicado na noite desta segunda-feira, 26. O Tribunal de Justiça de Sergipe oferece 61 vagas imediatas mais cadastro de reserva, para cargos de técnico e analista ...

Relacionada
URGENTE! Provas do concurso da PMRN são adiadas

A organização do concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte comunicou nesta segunda-feira (20) que as provas do certame foram adiadas. O concurso estava marcado para o próximo domingo (26). ...