Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso PC PE: edital será publicado nesta sexta (22)

Publicado em 21 de dezembro de 2023 às 21h29m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O aguardado edital do concurso da Polícia Civil de Pernambuco (PC PE) está programado para ser divulgado amanhã, 22 de dezembro. A notícia foi compartilhada pela governadora Raquel Lyra através de suas redes sociais.

Originalmente planejado para o dia 15 de dezembro, o lançamento do edital precisou ser adiado, de acordo com informações do Cebraspe, em virtude da necessidade de adaptação à Lei Federal 14.735, publicada em 23 de novembro de 2023.

Inscrições

Informações relacionadas às inscrições para o concurso estarão disponíveis no edital, que será publicado em 22 de dezembro.

             INSCREVA-SE NO CURSO ON-LINE PC PE:O MAIS COMPLETO! 

As Provas de Conhecimentos (objetiva e discursiva) deverão ser realizadas nas Cidades de Recife, podendo serem utilizadas as demais cidades da Região Metropolitana em caso de insuficiência de locais de
prova. Todas as demais fases/etapas do concurso serão realizadas na Cidade do Recife.


Das fases da 1ª Etapa do concurso:

  • Prova objetiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório – de responsabilidade do Cebraspe.
  • Prova discursiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório – de responsabilidade do Cebraspe.
  • Prova prática de digitação, apenas para o cargo de Escrivão, de caráter eliminatório – de responsabilidade do Cebraspe.
  • Exames médicos, para todos os cargos, de caráter eliminatório – de responsabilidade do Cebraspe.
  • Exames de aptidão física, para todos os cargos, de caráter eliminatório – de responsabilidade do Cebraspe.
  • Avaliação psicológica, para todos os cargos, de caráter eliminatório – de responsabilidade do Cebraspe.
  • Investigação social, para todos os cargos, de caráter eliminatório – de responsabilidade do Contratante.
  • Avaliação de Títulos, apenas para o cargo de Delegado, de caráter classificatório – de responsabilidade do Cebraspe


O Curso de Formação Profissional (2ª etapa) sem participação ou ônus para o Cebraspe.

 

DAS PROVAS
Domingo 1: AGENTE E ESCRIVÃO
Manhã: provas objetiva e discursiva para o cargo de Escrivão.
Tarde: provas objetiva e discursiva para o cargo de Agente.

Domingo 2: DELEGADO

As provas para os cargos de Agente, Escrivão e Delegado serão realizadas em dias distintos (2 domingos).

Serão elaboradas 3 provas objetivas, uma para cada cargo, constituídas, individualmente, por questões de múltipla escolha, com 5 alternativas. Segue abaixo as especificações das provas.

  • Delegado: prova composta por 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas.
  • Agente: prova composta por 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas.
  • Escrivão: prova composta por 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas.

As provas discursivas serão elaboradas por banca especializada, responsável também pela formulação das planilhas de avaliação, que serão digitalizadas, bem como por sua correção.
Serão elaboradas 4 (quatro) provas discursivas, conforme especificações a seguir:
Delegado: 2 questões discursivas a serem respondidas, individualmente, em até 10 linhas e 1 peça a ser respondida em até 60 linhas.
Agente: 1 redação sobre tema da atualidade a ser respondida em até 30 linhas.
Escrivão: 1 redação sobre tema da atualidade a ser respondida em até 30 linhas.

 

Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados e mais bem classificados na Prova Objetiva em até 6 vezes o número de vagas ofertadas, respeitados os empates na última
posição, conforme tabela abaixo.

Delegado de Polícia
Vagas: 45
Corrigidas: 270

Agente de Polícia
Vagas: 250
Corrigidas: 1.500

Escrivão de Polícia
Vagas: 150
Corrigidas: 900

De acordo com a Governadora Raquel Lyra, as provas serão aplicadas no dia 25 de fevereiro. A proposta de contrato, no entanto, a programação apresenta dois domingos.

EXAMES MÉDIDOS

Serão convocados para a prova de digitação os candidatos aprovados e mais bem classificados na prova discursiva em até 5 (cinco) vezes o número de vagas, respeitados os empates na última posição.

Para o exame médico serão convocados os candidatos aprovados e mais bem classificados nas fases anteriores em até 4 (quatro) vezes o número de vagas, respeitados os empates na última colocação.

EXAMES DE APTIDÃO FÍSICA

Serão convocados para os exames de aptidão física todos os candidatos aprovados nos exames médicos. Será de responsabilidade do Cebraspe a composição de uma banca examinadora para a realização dos exames de aptidão física, a ser descrito no edital de abertura do concurso e no edital de convocação dessa fase.

O teste de aptidão física avaliará a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da atividade profissional.

Os candidatos se submeterão aos testes descritos a seguir:

a) flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino);

b) impulsão horizontal (sexos masculino e feminino);

c) natação em 50m - piscina de 25m (sexos masculino e feminino);

d) corrida de 12 minutos (sexos masculino e feminino)

O Cebraspe realizará as filmagens dos testes aplicados no exame de capacidade física, bem como disponibilizará aos candidatos, de forma individualizada (com exceção da corrida), para efeito de recurso, o registro da gravação, conforme procedimentos disciplinados nos respectivos editais. O teste de corrida não é disponibilizado, uma vez que é realizado em grupo.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Serão convocados para a avalia psicológica todos os candidatos aprovados nos exames de aptidão física.

A avaliação psicológica poderá ser composta pela aplicação de testes projetivos e psicométricos, visando verificar se o candidato apresenta características psicológicas compatíveis com o exercício do cargo pretendido.

INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A investigação social, executada pelo Contratante, de caráter unicamente eliminatório, visa a apurar o comportamento irrepreensível e a idoneidade moral inatacável dos candidatos, por meio de investigações no âmbito social, funcional, cível e criminal. A investigação social ficará a cargo do Contratante, cabendo ao Cebraspe a convocação e a divulgação dos resultados inerentes a esta fase, bem como a disponibilização de sistema de preenchimento e atualização da Ficha de Informações Pessoais (FIP).

 

Concurso PC PE terá edital ainda em 2023

A expectativa para o concurso PC PE vem desde 2022, quando a gestão anterior autorizou a realização de uma nova seleção.

Conforme divulgado pela governadora, a seleção ficará sob responsabilidade da banca Cebraspe. O edital está previsto para sair ainda em 2023, com:

  • publicação de edital: 15 de dezembro de 2023; e
  • aplicação das provas: 25 de fevereiro de 2024.   

 "No dia 15 de dezembro sai o edital, a empresa que vai fazer o concurso da Polícia Civil é a Cebraspe. E no dia 25 de fevereiro é a prova. Agora é com vocês. Agora é só estudar", disse a governadora.

Conforme indicado no texto do Projeto de Lei Complementar 3143/2022, publicado no Diário Oficial de 31 de março de 2022, a remuneração inicial do escrivão e agente será de R$4.700. O salário inicial do aprovado na carreira de delegado será de R$10.930,51.

Último concurso PC PE foi realizado em 2016

Também organizado pelo Cebraspe, o último concurso PC PE foi realizado em 2016. Foram ofertadas 650 vagas, sendo 100 para delegado, 50 para escrivão e 500 para agente de polícia.

O concurso foi composto por provas objetivas, discursiva, de capacidade física, avaliação psicológica, exame médico, investigação social e curso de formação. Para o cargo de escrivão, foi aplicado um exame prático de digitação.

As provas objetivas do último concurso PC PE, para os cargos de agente e escrivão, foram compostas por 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.

Em Conhecimentos Gerais foram cobradas questões de Língua Portuguesa e Noções de Informática. Já em Conhecimentos Específicos foram cobradas Noções de Direito Constitucional, de Direito Administrativo, de Direito Penal e de Direito Processual Penal.

A disciplina de Atualidades foi exigida somente na prova discursiva. Na ocasião, os candidatos tiveram que escrever um texto dissertativo, de até 30 linhas.

Para o cargo de delegado, a prova de Conhecimentos Específicos foi sobre:

  • Medicina Legal;
  • Criminologia;
  • Legislação Estadual;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Legislação Penal e Processual Penal Extravagante;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil e Empresarial;
  • Direito Tributário;
  • Direito Ambiental; e
  • Direito Eleitoral.

No teste de aptidão física (TAF), os candidatos do último concurso PC PE tiveram que realizar os exercícios de:

  • flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino);
  • impulsão horizontal;
  • natação; e
  • corrida de 12 minutos.
EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso PCPE: Cebraspe divulga gabaritos definitivos!

O resultado final nas provas objetivas e de resultado provisório na prova discursiva (todos os cargos) concurso PC PE estão previstos para serem divulgados nesta segunda-feira (1º), no site do Cebrasp...

Relacionada
Concurso Conde-PB: inscrições aberas para 152 vagas

No estado da Paraíba, a Prefeitura de Conde anunciou a abertura de inscrições para um novo Concurso Público, organizado pelo Instituto Consulpam, que tem como objetivo preencher 152 vagas, além de for...

Relacionada
Concurso Surubim PE: inscrições prorrogadas até quarta (4)

Foram prorrogadas as inscrições do concurso público Prefeitura de Surubim, em Pernambuco – PE, até a data do dia 04 de outubro. O procedimento deve ocorrer através do site da banca, o IGEDUC. Já o ...