Esquenta PMPE: Aulão on-line gratuito; Baixe conteúdos

Publicado em 06 de novembro de 2023 às 20h25m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O Instituto AOCP, responsável pelos concursos PM PE e Corpo de Bombeiros PE, criou as páginas das respectivas seleções. O ato indica que os editais poderão ser publicados em breve!

Confira as páginas criadas aqui!

No entanto, cabe destacar que, de acordo com o cronograma oficial repassado pela Secretaria de Administração do Estado (SAD) à Folha Dirigida por Qconcursos, a expectativa é de que os editais sejam publicados em dezembro.

Já a aplicação das provas deverá ocorrer no mês de janeiro de 2024.

Serão oferecidas, ao todo, 3.360 vagas para as duas corporações, sendo 2.700 para a Polícia Militar e 660 para o Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

ADQUIRA O CURSO ON-LINE MAIS COMPLETO PARA O CONCURSO PMPE

Veja a distribuição das oportunidades entre as carreiras de soldados e oficiais:

Polícia Militar (PM)

  • 2.400 vagas para praça (soldado); e
  • 300 vagas para oficial.

Corpo de Bombeiros

  • 600 vagas para praça (soldado); e
  • 60 vagas para oficial.

Acompanhe mais uma Esquenta Edital PMPE:

 

Para se candidatar ao cargo de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o candidato deverá possuir o nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Já a carreira de oficial será destinada a graduados em Direito. Em ambos os casos (para soldados em oficiais), os candidatos precisarão ainda ter altura mínima de 1,65m (homens) ou 1,60m (mulheres).

Os próximos concursos contarão também com um novo requisito de idade. Em julho do ano passado, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta o limite máximo para 30 anos, para soldados e oficiais.

De acordo com a Lei Complementar nº 482/2022, o soldo dos militares do estado passaram a ter novos valores.

Conforme explicado na Lei nº 10.426/90, o valor corresponde a parte básica dos vencimentos inerentes ao posto ou a graduação do servidor militar.

O soldo inicial de um soldado (após a formação) será de R$3.419,88. Já no caso do oficial (após a formação e já na patente de segundo tenente), o soldo será de R$10.855,91.

Além do soldo, o militar de Pernambuco ainda faz jus a diversas gratificações, como:

  • Gratificação de Capacitação Profissional (GCP);
  • Gratificação de Serviço Extraordinário (GSE);
  • Gratificação de Localidade Especial (GLE);
  • Gratificação de Representação (GR);
  • Gratificação de Moradia (GM); e
  • Gratificação de Exercício (GE).
EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Acompanhe o Super Plantão Concursos PM, Bombeiros e PCPE

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, autorizou nesta segunda-feira, 31, a realização de novos concursos para as forças de Segurança do Estado. Ao todo, serão 3.805 vagas distribuídas entre a Polí...

Relacionada
Câmara de Ipojuca-PE: programação de Revisão Final

Visando auxiliar o planejamento para o deslocamento de candidatos no dia da prova, o Instituto SUSTENTE decide divulgar a relação com os nomes e endereços das escolas onde serão realizadas as provas d...

Relacionada
Inscrições Guarda Olinda-PE começam nesta quarta (14); Baixe Super Guia

Acabou a espera! Saiu o tão aguardado Edital do Concurso da Guarda Municipal de Olinda, região metropolitana do Recife. As inscrições estarão abertas de 14 de junho até 14 de julho de 2023.A taxa é de...