Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso PMDF seguirá sem distinção de gênero entre as vagas

Publicado em 27 de outubro de 2023 às 12h29m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Atenção, pessoal! O concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) seguirá sem distinção de gênero entre as vagas, optando pela lista única!

Em documento assinado pelo relator Cristiano Zani, foi definido e homologado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) o acordo que autoriza o prosseguimento do concurso PMDF sem restrição de gênero.

Vale lembrar que, recentemente, a PGR havia se manifestado a favor da inconstitucionalidade da limitação de vagas para mulheres em concursos policiais, defendendo a igualdade entre gêneros e incentivando o acesso das mulheres aos cargos ofertados pelo certame.

Panorama do Concurso PMDF

O Concurso PMDF estava suspenso desde setembro, quando houve o deferimento da medida cautelar que criticava a limitação das vagas em concursos policiais às mulheres. De acordo com a Lei nº 9713/1998, todos os concursos brasileiros neste setor devem reservar somente 10% das vagas ao sexo feminino.

A decisão, entretanto, causou polêmica após o resultado final do Concurso PMDF! Isso porque as vagas destinadas aos homens não foram preenchidas por falta de candidatos aptos nas provas objetivas. Em contrapartida, as mulheres que tiveram pontuações suficientes para alcançar a habilitação, foram desclassificadas em razão do limite de 10%.

Lembrando que o concurso PMDF é organizado pela AOCP e oferta 2.100 vagas para a carreira de Soldado, com salário de R$ 5.336,96.

Com mais de 35 mil inscritos, o concurso foi dividido em 6 etapas, sendo que as provas objetivas e discursivas foram aplicadas em 21 de maio.

Confira as demais fases:

  • Teste de Aptidão Física;
  • Avaliação Médica e Odontológica;
  • Avaliação Psicológica; e
  • Sindicância da Vida Pregressa e Investigação Social.

Resumo do concurso PMDF

  • Situação: concurso será retomado
  • Banca: Instituto AOCP
  • Vagas: 2.100 (entre imediatas e cadastro reserva)
  • Cargo: Soldado
  • Escolaridade: nível superior
  • Salários iniciais: de até R$ 6,9 mil (com benefícios)
  • Edital
EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Novo concurso IBGE para temporários é autorizado com 8.141 vagas

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorizou um novo concurso IBGE 2023. Ao todo, o próximo edital contará com até 8.141 vagas temporárias. A seleção será destin...

Relacionada
Concurso Correios: boletim ratifica definição de banca em agosto!

O boletim Primeira Hora desta terça-feira (9) ratificou o prazo de contratação da banca organizadora do concurso Correios! De acordo com a estatal, a definição da banca organizadora do certame está...

Relacionada
Concurso da PM e Corpo de Bombeiros tem etapas suspensas

Uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (29), proíbe a limitação de vagas para mulheres no concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba. Com isso, o exam...