Concurso PC PE: comissões são formadas para edital com 445 vagas

Publicado em 09 de agosto de 2023 às 09h44m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O novo concurso da Polícia Civil de Pernambuco teve comissão formada e composta por servidores. O edital já foi autorizado e vai ofertar 445 vagas para os cargos de agente, escrivão e delegado.

As portarias que anunciam os membros foram publicadas no Diário Oficial do estado desta quarta, 9. Elas estão assinadas pelas secretárias de Administração e de Defesa Social.

Ao todo, são duas comissões: uma para o concurso de agente e escrivão; e uma para o concurso com vagas de delegado de polícia.

Essa divisão de comissões por cargo pode ser um indício de que serão divulgados mais de um edital. Mas, essa informação ainda não foi confirmada pelo governo ou pela corporação.

Veja a seguir as comissões, ne íntegra:

Agente e escrivão

Delegado

 

Concurso PC PE foi autorizado com 445 vagas

Os concursos da Segurança de Pernambuco foram autorizados com mais de 3,8 mil vagas e, dessas, são 445 destinadas a Polícia Civil de Pernambuco.

A portaria autorizativa já foi publicada em Diário Oficial, confirmando a seguinte distribuição:

  • 45 vagas para delegado;
  • 250 vagas para agente; e
  • 150 vagas para escrivão.

As oportunidades serão para graduados, sendo necessário para o delegado ter o bacharel em Direito e prática jurídica de, no mínimo, três anos.

Além da escolaridade, as carreiras ainda exigem dos candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria B.

Para a governadora do estado, Raquel Lyra, todas essas etapas preliminares do concurso devem ser concluídas com maior brevidade. A estimativa é que os editais sejam publicados ainda em 2023.

"Autorizando a abertura do concurso, nos próximos 30, 60, 90 dias, a partir da contratação da empresa, da elaboração do edital, a gente pode seguir adiante", disse a governadora.

Último concurso PC PE teve edital em 2016

As Polícia Civil e Científica de Pernambuco tiveram seus concursos realizados separadamente, em 2016. A banca foi o Cebraspe.

Para a PC PE, foram oferecidas 650 vagas, sendo 100 oportunidades para delegado, 50 para escrivão e 500 para agente de polícia.

As remunerações chegavam a R$12.229,81, já contando com as gratificações.

No caso da Polícia Científica, foram 316 oportunidades. Essas distribuídas pelos cargos de médico legista (40), perito criminal (56), perito papiloscopistas (51), auxiliar de legista (73) e auxiliar de perito (96). Nesse caso, os vencimentos chegavam a R$9.069,81.

 

 

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Propaganda da Caixa Econômica Federal cita edital em 2024

O concurso Caixa está cada vez mais próximo! Em comercial de fim de ano, a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou um novo edital para 2024.  “A Caixa é formada por gente que acredita. Que acredita ...

Relacionada
Concurso Câmara de Maceió-AL: Cebraspe é a banca; 54 bancas

O Concurso Câmara de Maceió (AL) será realizado pelo Cebraspe! O anúncio foi feito no portal do Ministério Público do Estado de Alagoas. Serão ofertadas 54 vagas para os cargos de  Apoio Administrativ...

Relacionada
Concurso PC PE terá provas descentralizadas; veja demais etapas!

Após divulgar que o novo concurso público para a Polícia Civil de Pernambuco será organizado pelo Cebraspe, a governadora Raquel Lyra informou mais detalhes acerca da seleção. De acordo com a gover...