Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concursos Segurança PB: aprovado projeto que concede bônus de 10% aos paraibanos

Publicado em 03 de agosto de 2023 às 07h27m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Um projeto de lei do deputado Adriano Galdino aprovado nesta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa da Paraíba concede aos candidatos paraibanos residentes no Estado um bônus de 10% na nota obtida nos concursos públicos da área de segurança pública. A medida vale para os órgãos da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com o autor do projeto, o objetivo é promover a igualdade de oportunidades e valorizar os profissionais que conhecem a realidade do Estado. “Essa bonificação é uma ação afirmativa que busca corrigir as desigualdades regionais e fortalecer a identidade local”, destaca Adriano.

Adriano ressalta ainda que a iniciativa tem respaldo na Constituição Federal e na Constituição Estadual, bem como em decisões do Supremo Tribunal Federal que reconhecem a constitucionalidade das cotas regionais em concursos públicos.

Para ter direito ao benefício, o candidato deverá apresentar a documentação exigida no ato da inscrição no concurso público. A bonificação deverá constar expressamente dos editais dos concursos públicos.

O projeto de lei agora segue para a sanção do governador para entrar em vigor.

Concurso PB: editais publicados publicados para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Foram publicados os editais dos concursos Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba. Os dois editais são organizados pela banca IBFC.

São ofertadas, ao todo, 1.100 vagas. Veja a distribuição abaixo:

  • Polícia Militar: 900 vagas; e
  • Corpo de Bombeiros: 200 vagas.

Os interessados poderão se inscrever no portal da organizadora até o dia 30/8. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00.

Para ingressar nas carreiras é necessário possuir idade entre 18 e 32 anos, formação de nível médio, além de estatura mínima de 1,60 m (homens) 1,55 m (mulheres).

O salário inicial do aprovado poderá chegar a até R$ 6.510,87. As provas serão aplicadas no dia 29/10!

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso da PM e Corpo de Bombeiros tem etapas suspensas

Uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (29), proíbe a limitação de vagas para mulheres no concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba. Com isso, o exam...

Relacionada
MPPE pede anulação de provas de concurso da Polícia Militar de Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) encaminhou recomendação à Polícia Militar para que anule as provas do concurso para oficiais. A decisão foi tomada após candidatos denunciarem várias falhas e...

Relacionada
MPF questiona leis da PB e outros 13 estados limitando mulheres na PM e BM

  O Ministério Público Federal (MPF) propôs 14 Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que questionam leis de vários estados fixando percentual máximo de mulheres nos efetivos da Polícia Mili...