Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Transformação de Guarda Municipal em Polícia Municipal é discutida na Câmara

Publicado em 27 de julho de 2023 às 15h04m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Uma possível transformação das Guardas Civis Municipais em "Polícia Municipal" está em debate na Câmara dos Deputados, após apresentação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do tema. De autoria do deputado federal Sargento Portugal (PP-RJ), o texto argumenta que esses agentes já exercem atividade policial na Segurança Pública, mas não têm, em seu favor, o aparato técnico e legislativo.

A proposta quer enquadrar os guardas municipais no artigo144 da Constituição Federal de 1988, que dispõe as categorias do serviço público responsáveis por lideram na área da Segurança Pública. A PEC salienta a mudança de nome das corporações para "Polícia Municipal".

– A pouca capacidade e capilaridade financeira de milhares de municípios é o que justamente impede uma participação mais efetiva dos Municípios na Segurança Pública. Um papel mais ativo dos municípios ajudará a desafogar o caótico sistema estadual, distrital e federal de Segurança Pública – explica Portugal.

A percepção entre deputados que aderiram à PEC é de que há "insegurança jurídica" e falta de padronização sobre as atividades categoria. A principal seria o acesso ao porte de arma da classe.

– As Guardas Civis Municipais desempenham verdadeiro papel de Segurança Pública e de policiamento – defende o autor da PEC.

Assim como todos os outros que são inicialmente apresentados na Casa Legislativa, o projeto precisa receber a assinatura de 171 deputados federais, antes de a ter admissibilidade analisada.

Fonte: Extra.

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso PC PE tem provas mantidas por decisão judicial

Nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, a Juíza Milena Flores Ferraz Cintra determinou que as provas do concurso PC PE (Polícia Civil de Pernambuco) sejam mantidas. A Ação Civil Pública solicitava a ...

Relacionada
Saiu o Edital do Concurso da Câmara de Itapissuma-PE

A Câmara Municipal de Itapissuma, em Pernambuco, começa a receber na próxima segunda-feira (18) inscrições no concurso público n° 01/2023, para o preenchimento de 20 vagas em cargos de níveis médio e ...

Relacionada
Concurso Polícia Penal PI: NUCEPE é a banca; 400 vagas!

A Fundação Universidade Estadual do Piauí (FUESPI/NUCEPE) foi definida como banca organizadora do novo concurso Polícia Penal PI. O extrato de contrato foi publicado nesta quinta-feira, 29 de fever...