Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Sem resposta de Raquel, policiais penais que concluíram curso cobram nomeação

Publicado em 28 de junho de 2023 às 15h33m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Os policiais penais que concluíram o curso de formação e aguardam apenas a nomeação para começarem a atuar no sistema prisional de Pernambuco permanecem sem respostas, apesar das cobranças diárias nas redes sociais e em ofícios enviados ao governo estadual. 

Durante o Roda Viva, da TV Cultura, na noite dessa segunda-feira (26), o grupo composto por 1.354 policiais penais inundou de mensagens o chat do Youtube, onde o programa também é transmitido. A apresentadora Vera Magalhães perguntou à governadora Raquel Lyra sobre o prazo para a nomeação dos policiais que encerraram o curso, mas ela não deu uma data.

"Ainda durante a transição (do governo) eu já fui procurada porque havia em Pernambuco uma condenação da Corte Interamericana de Direitos Humanos por violação aos direitos humanos. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) fez um relatório dizendo que Pernambuco é o pior sistema penitenciário do Brasil. Uma política de segurança que, muitas vezes, privilegiou o encarceramento, mas não conseguiu fazer a contrapartida de prevenção e nem de ressocialização", afirmou Raquel.

"A gente tem a necessidade de um investimento forte. Aos policiais penais, um pouquinho mais de paciência, está chegando a vez de vocês", disse a governadora.

Uma primeira turma, com 350 profissionais, se formou desde março e ainda não foi convocada para trabalhar. Nos meses seguintes, outros grupos concluíram o curso. Apesar disso, nenhum dos 1.354 novos policiais penais sabem quando vão começar a trabalhar.

DÉFICIT DE POLICIAIS PENAIS EM PERNAMBUCO

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomenda que haja um policial penal para cada cinco detentos. Mas a realidade em Pernambuco não chega nem perto disso.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Estado, há 31.230 pessoas privadas de liberdade. Desta forma, o governo deveria contar com 6.024 profissionais para garantir a segurança do sistema prisional.

Atualmente o Estado só tem 1.459 policiais penais, sendo que apenas 999 exercem a atividade fim de custódia. 

Desta forma, mesmo com a nomeação dos 1.354 novos profissionais, o Estado não chegará nem à metade do número ideal. 

Fonte: NE10/Coluna Segurança.

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concursos PM e Bombeiros são autorizados oficialmente no Paraná

Após o Governo do Paraná anunciar o aval para o novo concurso PM PR e Bombeiros PR, o despacho do governador Carlos Massa Ratinho Junior foi publicado no Diário Oficial do Estado. Desta forma, a se...

Relacionada
Concurso Guarda Belo Jardim-PE: último dia para realiza inscrição!

Terminam neste domingo (3), as inscrições parao Concurso Guarda Municipal de Belo Jardim, agreste pernambucano.  O certame oferta 15 vagas! As inscrições já estão abertas. Os interessados podem ...

Relacionada
Concurso Garanhuns-PE: Comissão formada!

Notícia boa para os concurseiros. O prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino deu um passo importante rumo à realização de um novo concurso público do município. O gestor assinou uma portaria criando uma C...